FATOS SOBRE SAPOS – PARTE 7

FATOS SOBRE SAPOS – PARTE 7

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Parte 7

O QUE VEM  ACONTECENDO COM OS SAPOS?

Ultimamente as pessoas vêm falando muito sobre o que vem acontecendo com os sapos. A população desses animais vem diminuindo e muitos sapos vêm sendo encontrados apresentando deformidades. Deformidade é quando uma parte do corpo não se desenvolve como deveria. Pesquisadores ainda não chegaram a uma conclusão do por quê, mas há muitas razões que podem ser consideradas.

 

 Sapo que nasceu com 4 pernas    Sapo que nasceu sem uma perna

 

Alguns herpetologistas (pessoas que estudam répteis e anfíbios) acreditam que a culpa pode ser dos buracos na camada de ozônio. A camada de ozônio é formada por gases que ajudam a proteger a Terra dos efeitos nocivos do raio ultravioleta proveniente do Sol. As radiações ultavioleta causam câncer de pele nos humanos e muitos pesquisadores acreditam que essa pode ser uma das causas das deformidades e da diminuição da população de sapos. Uma vez que sapos podem por seus ovos na água ou na terra, eles também se expõem aos riscos. Acredita-se que a exposição ao raio ultravioleta pode afetar os sapos quando ainda estão dentro dos ovos.Essa exposição assim como a chuva ácida, podem produzir sapos deformados, o que torna a vida desses animais muito difícil.
Herpetologistas também acreditam que a poluição acarretada por pesticidas e lixo podem ser um fator. Chuva ácida  é formada quando a poluição da fumaça dos carros e das fábricas ficam na atmosfera. A água condensa em volta das partículas de poluição e cai na terra em forma de chuva. Isso é prejudicial não apenas para rios ou sapos, mas também para as plantas e outros animais. Muito do nosso lixo vai parar em rios e lagos e os polui ameaçando os sapos e seus ovinhos. Como os ovos são permeáveis eles podem absorver químicas perigosas vindas com toda a poluição causando as deformidades. Muitos sapos também têm suas espécies ameaçadas porque seus habitats estão sendo destruídos para dar lugar a estradas, casas e lojas.
Seja um amigo dos sapos! Recicle, reduza, reaproveite! Reciclar é quando o lixo pode ser transformado em alguma coisa que possa ser usada novamente. Por exemplo: latinhas de cerveja e refrigerante podem ser derretidas e usadas novamente. Esse metal derretido vai ser usado para fazer outra latinha. Isso ajuda a diminuir o lixo e, consequentemente, a poluição. Em todas as cidades há lugares onde se compram esse tipo de lixo. Informe-se com seu professor ou peça para seus pais descobrirem isso pra você. Algumas pessoas muito pobres vivem do dinheiro que conseguem vendendo esse tipo de lixo. Você pode ir salvando as latinhas e as embalagens plásticas (eles também reciclam plástico) e depois dar para essas pessoas. Você vai se sentir útil para sua comuidade e ajudar a manter nosso Planeta limpo e saudável.
Reaproveite as coisas que você compra. Cada vez que a gente compra uma coisa nova, energia e matéria prima retiradas da Natureza foram necessárias pra isso. Você pode guardar um vidro de compota e usar pra guardar suas canetas, pode salvar a sacola de supermercado para carregar coisas de um lugar para o outro. Dessa maneira você estará economizando lixo. Você também pode comprar coisas usadas que são bem mais baratas. Experimente passar um dia sem comprar nada! Você vai ficar surpreso com quanta coisa você costuma comprar sem realmente precisar.
Outra coisa que você pode fazer é pedir pra sua família comprar sabão e detergentes biodegradáveis. Isso significa que a química desses produtos vai se dissolver naturalmente, sem prejudicar o meio ambiente, ou seja, sapos, plantas e outros animais não serão prejudicados. Quando detergentes e sabões não biodegradáveis chegam aos rios, matam os ovos e causam problemas de respiração nos sapos adultos.
Lembre-se de que os sapos são animais selvagens e  eles precisam viver em seu habitat natural pra serem felizes. Eles não são bons animais de estimação e é muito difícil dar a eles o que realmente necessitam, dada a grande variedade de hábitos e a necessidades de cada tipo de sapo. Se você quer ver um sapo pessoalmente, vá até a um local onde possa observá-los ou mesmo tente conseguir um vídeo sobre sapos em sua locadora ou conseguir fotos na biblioteca de sua cidade. Isso é muito mais interessante que ver um sapo triste dentro de um aquário ou de um viveiro.
Visite o site do Prof. Germano Woehl e veja fotos lindas de sapos brasileiros. O Professor também é responsável pelo Santuário Rã-Búgio, uma sala de aula a céu aberto, onde crianças podem observar os sapose estudá-los em seu próprio hábitat. Que tal levar seu alunos para visitar o local?

 

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

VISITE O SANTUÁRIO RÃ-BUGIO

http://santuario-ra-bugio.htmlplanet.com/

 

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

 ATIVIDADES SUGERIDAS

1) Promover semana anti-poluição onde os alunos se comprometam a separar lixo reciclável, assim como a confeccionar trabalhos artesanais com o reaproveitamento de plástico e papel. Fica a critério do professor ou voluntário, escolher as tarefas que mais de adeqüam à realidade do local onde vivem.

BOTAOCLIQUEAQUIRAPIDO

Anúncios