O PACOTE DO RATO – PARTE 3

O PACOTE DO RATO – PARTE 3

FOTO: JESSICA FLORENCE
FOTO: JESSICA FLORENCE

Parte 3

O MUNDO DOS RATOS E CAMUNDONGOS

Ratos e camundongos vivem em certos hábitats ou em partes específicas do meio ambiente. Como você já sabe alguns desses nossos amiguinhos vivem no deserto e outros em montanhas. Seja onde for que eles vivam, eles cumprem um papel importante para o equilíbrio do meio ambiente. Assim como nós vivemos em comunidade onde cada um tem uma função, esses animais fazem parte de comunidades  onde participam outros grupos de animais e plantas, formando um sistema de intedependência e equilíbrio.
Esses animais são significativos para suas comunidades por várias razões. Uma delas é que eles têm um trabalho a cumprir para manter o equilíbrio  do meio ambiente. Cada um no ecossistema (uma comunidade e a área que a comunidade ocupa) tem uma função. Os camundongos das colheitas espalham sementes ajudando as plantas a se reproduzirem.
Nos ecossistemas geralmente eles desempenham mais de um papel – são parte, também, da cadeia alimentar . A cadeia alimentar é a sequencia de plantas e animais, cada um servindo como elo para preservar o equilíbrio do nosso Planeta . Por exemplo: a planta cresce, o rato come algumas semente da planta , espalha  as que não comeu  para que a planta continue a se reproduzir e depois ele é comido pela raposa. Essa cadeia de acontecimentos ajuda a manter o equilíbrio natural entre animais e plantas na Natureza. Cada criatura se utiliza apenas daquilo que necessita.

 

ILUSTRAÇÃO:APASFA.ORG
ILUSTRAÇÃO:APASFA.ORG
Os ratos e camundongos que saíram de seus hábitats, deslocando-se para as grandes cidades, fazem parte de uma cadeia alimetar diferente. Eles se alimentam dos restos de comida dos humanos que vão para o lixo, em vez de sementes ou de plantas.
Muitas pessoas não entendem ratos e camundongos que vivem nas cidades. Alguns acham que  já que eles não estão servindo de comida para outros animais, devem ser exterminados através de venenos e pesticidas, que ao contrário do que se pensa, não prejudicam apenas a esses animais, mas também poluem o ar e água das cidades. Venenos podem matar também outros animais como passarinhos, cães e gatos que comerem esses venenos, ou que comerem um rato envenenado.
Esses venenos e pesticidas para ratos e camundongos causam extrema dor e sofrimento nesses animais. Você pode ajudá-los lendo  nossas considerações até o final e aprendendo que estejam esses animais nas cidades ou nos campos, eles sempre podem ajudar a equilibrar o meio ambiente.Conte a seus amigos o que você aprendeu até agora sobre esses fantásticos animais!
FOTO: JESSICA FLORENCE
FOTO: JESSICA FLORENCE
ATIVIDADE SUGERIDA
1) desenhe um rato em seu hábitat, ajudando a equilibrar o meio ambiente.

BOTAOCLIQUEAQUIRAPIDO

 

Anúncios