O PACOTE DO RATO – PARTE 4

O PACOTE DO RATO – PARTE 4

FOTO: JESSICA FLORENCE
FOTO: JESSICA FLORENCE

 Parte 4

REPRODUÇÃO

Você já sabe que ratos e camundongos podem ser comidos por grandes predadores, como gatos e raposas. Como eles podem ser presas fáceis para esses animais, eles desenvolveram meios de manter sua espécie viva. O fato de serem espertos, de conseguirem se adaptar a ambientes diferentes e de se reproduzirem rapidamente, faz com que sobrevivam . A maioria dos ratos e camundongos se reproduz durante o ano todo. As fêmeas, tanto de ratos como de camundongos, carregam seus filhotes no  ventre, dentro do útero, por cerca de 3 semanas, até que eles venham a nascer. As crias variam de 4 a 10 filhotes, por vez. Os recém-nascidos são cegos, surdos e sem pelos. Por causa dos predadores e de doenças, nem todos eles sobrevivem.
Como todos os mamíferos, os bebês dependem de suas mães para conseguir comida.Na maioria das famílias de ratos e camundongos, as fêmeas cuidam dos filhotes enquanto os machos  defendem o ninho para que outras famílias de roedores não o ocupem. Esse tipo de cooperação garante  maior número de sobreviventes.

 

Filhote de rato. Do site: Animal People
Filhote de rato. Do site: Animal People
Camundongos de pata branca recém nascidos
Camundongos de pata branca recém nascidos

 

camundongos de pata branca com 10 dias
camundongos de pata branca com 10 dias

 

Quando os bebês abandonam o ninho, eles criam suas próprias moradias. Uma vez pronto o novo ninho, eles passam a circular em áreas bem distantes dele.Na maioria das vezes, eles circulam em áreas  de até 60 metros do ninho. Assim como os camundongos, a maioria dos ratos permanece numa área de até 45 metros do ninho. Se há falta de alimento eles viajam longas distâncias na procura de comida.
Ratos e Camundongos formam grupos chamados colônias, assim como a  gente tem nossa vizinhança. Nessas colônias, os machos dominam ( têm controle sobre os outros) . Se uma colônia cresce exageradamente, um único macho dominante passa a ser o único a inseminar as fêmeas. Dessa maneira eles controlam a superpopulaçao.
Não é incrível como ratos e camundongos ajudam a manter a natureza na comunidade em que vivem? Eles são animais fantásticos
Seja amigo dos ratos e dos camundongos! Se você  vive na zona rural e encontrar um, não o toque!! É possível que ele esteja ajudando a encontrar comida para a família. Observe em silêncio e deixe-o cumprir seu papel na Natureza.
Se você vir um em sua casa, provavelmente ele está procurando comida ou tentando se abrigar do frio ou da chuva. Feche bem todos os armários onde há comida. Então, tape todos os buracos que encontrar e coloque uma ratoeira HUMANITÁRIA (que não machuque o animal) . Existem caixinhas que se fecham quando o rato entra, sem machucá-lo. Assim que você tiver o ratinho na caixa, coloque-o fora , para que ele possa cumprir seu papel.
ratoeira que machuca e provoca sofrimento.
RATOEIRA QUE MACHUCA E PREOVOCA SOFRIIMENTO. 
Exemplo de ratoeira humanitária (vendida pela PETA)
RATOEIRA HUMANITÁRIA(VENDIDA PELA PETA).

 ATIVIDADES SUGERIDAS

1) Pedir para os alunos que inventem uma ratoeira humanitária ( trabalho em grupo)
2) Pesquisar os tipos de ratoeira vendidas em sua cidade e trazer o nome e o endereço do fabricante.
3) Cada aluno escreve uma carta para os fabricantes de ratoeiras, com o projeto  de cada grupo anexado, pedindo que eles passem a fabricar ratoeiras que não machuquem os animais.

BOTAOCLIQUEAQUIRAPIDO

 

Anúncios