O PACOTE DO RATO – PARTE 7

O PACOTE DO RATO – PARTE 7

FOTO: JESSICA FLORENCE
FOTO: JESSICA FLORENCE

  Parte 7

RATOS E CAMUNDONGOS NA EDUCAÇÃO

Depois de tudo o que você leu de fantástico sobre os ratos, provavelmente vai ser difícil imaginar que alguém possa fazer qualquer coisa de mal pra essas criaturinhas tão adoráveis. Mas por serem animais pequenininhos, fáceis de se manipular e por estarem disponíveis em grande quantidade, freqüentemente eles são levados para salas de aula como objetos de estudo. Em muitas aulas de ciências de segundo grau e mesmo em universidades, costuma-se dissecar ratos (abrir o animal para estudar o que tem dentro do corpo dele). Eles também são usados em aulas de Psicologia, onde se ensinam a eles certos condicionamentos (ou mesmo para que os alunos aprendam sobre o comportamento deles). Alguns ratos e camundongos são criados em salas de aula, como animais de estimação, mas isso é mais raro.

 

Ratos são mais usados que camundongos, em aulas de dissecação. Algumas companhias os criam só pra vendê-los para esses estudos. Os ratos usados em dissecação são mortos e conservados em soluções químicas.
Dissecação é usada em algumas aulas, porque alguns professores acham que olhando dentro do corpo de um animal é a melhor maneira de se aprender sobre a anatomia humana. Como resultado disso, milhares de ratos são usados todos os anos para que aprendamos sobre nossos corpos . Esta é uma péssima notícia para os ratos! Mas existem alternativas para salvarmos esses nossos amiguinhos roedores. Existem modelos plásticos, CD- Roms e livros. Não é preciso se tirar a vida de uma criaturinha que também tem sua importância, sua razão de viver.
Ratos também são usados em faculdades de Psicologia, para ilustrar teorias sobre o comportamento. Um exemplo dessa teoria, é quando vc dá um presente para um cachorro, quando você pede pra ele sentar e ele senta. Após fazer isso várias vêzes,o cão percebe que se ele repetir a ação vai ganhar o presente novamente.Ratos e camundongos são privados de comida e ensinados a apertar um botão quando uma luz vermelha  acende. Como eles não recebem comida suficiente, pela fome aprendem que quanto mais depressa apertam o botão, mais comida eles recebem. Há várias punições, quando eles não conseguem aprender.Uma delas, é choque elétrico.

 

ratlab
Rato em experiência de condicionamento
Professores usam ratos e camundongos porque são animais inteligentes e aprendem rápido. Milhares desses animais são usados em experimentos de Psicologia todos os anos. Mas também já existem Universidades que usam métodos alternativos.
Em algumas escolas de Primeiro Grau, ratos e camundongos são mantidos como mascotes. Essa não é a maneira ideal de mostrarmos a esses amiguinhos que gostamos deles. Lembram que eles são animais noturnos? Isso significa que eles precisam dormir durante o dia – quando os estudantes estão em classe. Com todo o barulho e a movimentação das salas de aulas, esses pequenos roedores não conseguem dormir bem. Outro problema, são os fins de semana e os feriados, pois geralmente esses animais ficam sem alimento e sem cuidados de higiene. Felizmente há dezenas de maneiras de se aprender sobre os ratos, sem machucar um único animal. Lembre-se, seus pequenos amiguinhos contam com você!!
Seja amigo dos ratos. Não disseque, não os use em experimentos de Psicologia e não os mantenha como mascote em salas de aula!
Seguem algumas alternativas para a dissecação e experimentação em aulas de psicologia:
A “Animalearn”, um segmento da “ American Anti-Vivisection Society” (Associação Americana Anti-Vivissecção) tem material disponível para quem quiser substituir os ratos em experimentos. Chama-se “THE SCIENCE BANK”. Para conseguir esse material, em Inglês, entre em contato com:
aavsonline@aol.com
American Anti-Vivisection Society
Telefone: (001)   215 887-0816
801 Old York Road # 204
Jenkintown, PA 19046-1685 – USA
Abaixo você pode ver os preços e outros kits de dissecação:
http://www.aavsonline.org/Docs/sciencebank.htm
Clique nos links abaixo para ver fotos de uma dissecação virtual de rato:
http://www.utm.edu/~rirwin/RatAnat.htm
Alternativa para estudantes de Psicologia: “Sniffy, the virtual rat. Trata-se de um CD- Rom que mostra todas as experiências que se costuma fazer em universidades, sem utilização de animais vivos.

http://psychology.wadsworth.com/sniffy/about.htm

BOTAOCLIQUEAQUIRAPIDO

Anúncios