FATOS SOBRE SAPOS – PARTE 5

FATOS SOBRE SAPOS – PARTE 5

SAPO NIJA, LUTANDO KUNG FU/ Foto: Getty Images
  Foto: Getty Images

 Parte 5

SAPOS FORA DO COMUM

Você já aprendeu um monte de coisas  sobre os sapos. Por isso estamos certos de que você  agora acha os sapos animais fascinantes. Mas ainda tem mais!! Veja só quanta coisa interessante vem a seguir:
  • O sapo dourado venenoso é  brilhante e colorido pra  alertar os predadores que eles têm veneno e não devem ser comidos! 
  •  O maior sapo do mundo é  chamado de Golias e ele consegue alcançar cerca de  40 cm, ou seja, é maior que esta página!
  •  O menor sapo do mundo é o sapo brasileiro conhecido entre os cientistas e biólogos como Psyllophryne didactyla. Ele mede só 1 cm !!
  •  A pele da barriga de alguns sapos é tão fina que dá pra ver o coração deles batendo !
  •  O maior salto  de sapo registrado foi o de um pequeno  sapo norte americano que tem apenas 3 centímetros  de comprimeto, mas esse bichinho pulou 36 vezes seu comprimento, atingindo uma distância de 6 pés!!
  • Os sapos de árvores asiáticos têm uma membrana especial entre os dedos dos pés que funcionam como pára-quedas, quando eles têm que pular de árvores muito altas.
  •  Há um tipo de sapo na América do Sul que é um dos mais extraordinários. Ele começa a sua vida como um  enorme girino e vai encolhendo conforme fica adulto. Até mesmo o coração desses animais e a barriga, encolhem!!!
  •  Diferente da maioria dos sapos, o sapo sul africano passa a maior parte de sua vida sob a terra em áreas secas de savanas, indo à superfície somente quando está chovendo. Esses animais não pulam e não nadam. Se caírem na água podem morrer afogados, a menos que ele infle o corpo de ar e flutue até a superfície.

    Agora vamos brincar um pouco. Abaixo selecionamos alguns sapos muito especiais!

ATIVIDADES SUGERIDAS

1) invente uma frase para cada foto, como se o sapo estivesse falando.
sapo zolhudo
sapo zolhudo
sapo meridional
sapo meridional
sapo tomate
sapo tomate
sapo cêra
sapo cêra
Psyllophryne didactyla
Psyllophryne didactyla
sapo de árvore (coleção Zoonet)
sapo de árvore
(coleção Zoonet)

 

………………………………………

BOTAOCLIQUEAQUIRAPIDOsapinhobrilhante

Anúncios