FATOS SOBRE SAPOS – PARTE 6

FATOS SOBRE SAPOS – PARTE 6

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

 Parte 6

O SAPO E O MEIO AMBIENTE

Sapos desempenham um papel muito importante no meio ambiente para o grupo de animais e plantam que vivem ao redor deles. Da mesma maneira que você é importante para a sua comunidade, eles são importantes para a comunidade deles, porque eles têm uma função que ajuda o meio ambiente a permanecer em equilíbrio. Assim como você tem suas obrigações (como ir à escola, por exemplo), os sapos também têm as deles.
A função dos sapos é controlar a população de insetos. Quando falamos sobre o tipo de área em que os sapos vivem – como os rios, os pequenos riachos, as árvores ou o deserto – estamos falando do hábitat deles.O seu hábitat pode ser uma cidade grande, pequena ou mesmo uma área rural. Quando descrevemos a área em que o sapo habita e a vegetação existente no mesmo cenário, estamos falando de ecossistema. Cada planta ou animal de um ecossistema tem um trabalho a fazer, o que é fundamental para que nosso Planeta permaneça em equilíbrio.
Nas suas comunidades os sapos desempenham importante papel de predadores na cadeia alimentar. A Cadeia Alimentar é uma seqüência de plantas e animais, cada um servindo como um elo. Por exemplo: os gafanhotos comem as plantas, os sapos comem os gafanhotos e as cobras comem os sapos. Isso ajuda a manter o equilíbrio natural entre animais e plantas na Natureza. Cada criatura apenas pega aquilo de que realmente precisa.Veja a ilustração abaixo pra entender melhor como funciona a Cadeia Alimentar:
 ILUSTRAÇÃO:APASFA.ORGIlustração: Apasfa.org

 

 Como dissemos acima, um dos importantes trabalhos dos sapos é evitar a superpopulação de insetos. Quando um sapo é retirado de seu hábitat pelos humanos, a população de insetos cresce. Áreas onde os sapos foram retirados enfrentam problemas de invasão de milhares de insetos, que acabam com as plantações. Freqüentemente fazendeiros usam inseticidas pra acabar com eles. Pesticidas (ou inseticidas) são produtos químicos usados para acabar com os insetos, mas quando chove, esses pesticidas vão para os rios e riachos e ficam na terra, envenenando muitos animais, inclusive sapos e seres humanos.
Você já sabe que a pele dos sapos é permeável, por isso eles sofrem muito com a poluição. Os ovos de sapo também são permeáveis, o que significa que os girinos também ficam expostos ao perigo.
Seja amigo dos sapos! Aprenda mais sobre como lutar contra a poluição e manter nosso Planeta limpo! Adote um riacho, ou um pedaço de terra e lute para mantê-lo limpo de poluição. Se você não mora perto de um, ao ver lixo na rua ou em parques, recolha. Isso vai dar exemplo para outras pessoas e evitar que mais esse lixo chegue aos rios ou mesmo ao oceano.

 

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

 ATIVIDADE SUGERIDA

1)Sapo para colocrir no link abaixo
http://allaboutfrogs.org/funstuff/coloring/rainyday.html

BOTAOCLIQUEAQUIRAPIDO

 

Anúncios