ARGILA: PELE CLARA E LINDA!

ARGILA: PELE CLARA E LINDA!

Os Tipos de Argilas e Benefícios para a Pele

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images 

Olá!

Hoje vou falar das argilas, especialmente a argila branca que é a minha preferida, pois a utilizei quando tinha melasma para dar uma boa clareada na pele e deixá-la incrivelmente iluminada e hidratada. A pele fica linda e se vocês passarem em seguida o sensacional e rejuvenescedor óleo de Rosa Mosqueta, é o luxo, vocês ficarão maravilhosaaaaasssss… Além disso, as argilas fazem uma limpeza profunda da pele, expulsando as toxinas. Por este motivo, algumas argilas como a verde conseguem até queimar gorduras localizadas, reduzindo a celulite.
Antes de contar como utilizo as argilas, vamos conhecer um pouco sobre este incrível “cosmético” natural, absurdamente barato, que podemos usar para realçar nossa beleza ou corrigir algumas “coisinhas” no nosso “corpicho”.
A argila é um material natural composto por grãos muito finos de um ou mais minerais. Apresentam-se em diversas cores como branca, preta, verde, rosa, vermelha marrom, amarela e cinza. As argilas possuem propriedades antiinflamatórias, regeneradoras, anti-sépticas e bactericidas. Contém diversos minerais como manganês, cálcio, magnésio, potássio, ferro, sódio, zinco, silício, lítio, cobre e alumínio. Estes minerais são benéficos a pele, e dependendo de sua concentração, cada um deles tem uma finalidade, podendo servir para amenizar manchas na pele, rugas e linhas de expressão, bem como eliminar cravos e espinhas.
Algumas argilas são usadas para clarear e hidratar a pele, como é o caso da maravilhosa argila branca, enquanto outras servem para dar mais firmeza a pele. A argila verde, por exemplo, é muito usada como auxiliar nos processos de emagrecimento, pois ao serem aplicadas externamente, “queimam” as gorduras localizadas em algumas partes do corpo, como é o caso da famosa argila verde.
Posso afirmar que a argila verde realmente funciona, pois a utilizo e consegui até eliminar a celulite que tinha nas coxas e também umas gordurinhas localizadas na barriga e cintura. A barriga fica “sequinha”. Incrível! Meninas, funciona mesmo!

Onde comprar as argilas e o valor:

Vocês podem comprar as argilas de vários tipos em casas de produtos naturais. Não sei em outras cidades, mas aqui em Salvador é facílima de achar e o preço é muito barato. Normamente compro em uma casa de produtos naturais que fica na Carlos Gomes chamada, , localizada em frente… Esta semana aproveitei que meu óleo de Rosa Mosqueta acabou e fui lá comprá-lo, pois é o lugar que o vende mais barato. Então, resolvi comprar também a argila branca e paguei apenas R$ por 1kg, sendo que esta quantidade dá para usar o ano todo, ou seja, usar argila na pele é um tratamento cosmético extremamente barato.
COMO USAR AS ARGILAS
Agora vou explicar como aplico a argila branca e a verde. Ainda não utilizei as argilas de outras cores, mas pretendo usar no futuro e farei um post para contar minha experiência com estas argilas. No momento, mostrarei apenas como uso as argilas branca e verde. Lembrando que o método que explicarei para fazer os “cremes” de argilas verde e branca é o mesmo utilizado para qualquer outro tipo de argila.

 

ARGILA BRANCA:
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

* Ingredientes:

– 2 colheres (sopa) de argila branca
– Água fria, o suficiente para formar um “creme” com consistência semelhante a maionese.

* Modo de preparo:

* Coloque em uma vasilha a argila e acrescente água aos poucos e mexa até obter uma mistura semelhante a uma maionese. Está pronta sua argila.
OBS: Lave o rosto com o sabonete de sua preferência. Uso os sabonetes da Granado, especialmente de glicerina, que são maravilhosos, ou Pompom, pois acho os sabonetes para criança mais delicados. Em seguida, passe a argila branca no rosto e deixe agir por 20 minutos ou se preferir até uma hora. Depois retire com água fria e veja como sua pele ficou mais clara, iluminada, hidratada, extremamente macia e muito limpa.
*Para quem tem melasma: A argila branca é excelente para quem tem melasma, pois clareia a pele e hidrata bastante. Porém, não elimina o melasma. Mesmo assim, vale a pena usar, especialmente quando você ainda está com as manchas e tem que ir a uma festa, pois dá uma super hidratação e boa clareada na sua pele. Fica linda mesmo!
Obs: Quem tem melasma e está fazendo tratamento com ácidos ou hidroquinona, não deve friccionar a argila na pele como se faz com os peelings, pois a pele está fragilizada com estas substâncias clareadoras e descamativas, podendo sofrer escoriações com a fricção. Apenas passe a argila branca suavemente na pele, espere o tempo para agir o produto e depois lave com água fria.

 

ARGILA VERDE
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

* Ingredientes:

– 1 xícara (chá) de argila verde
– Água fria, o suficiente para formar um “creme” com consistência semelhante a maionese.

* Modo de preparo:

*Coloque em uma vasilha a argila e acrescente água aos poucos e mexa até obter uma mistura semelhante a uma maionese. Está pronta sua argila.
OBS: Esta argila serve para “queimar” as gorduras localizadas das coxas, pernas, barriga, costas e cintura. No meu caso, quando surgem as “gordurinhas”, uso a argila verde durante cinco dias seguidos e é o suficiente para resolver o problema e ficar em forma novamente. Antes de passar, faça uma massagem nos locais que tem gordura localizada com a ajuda de um hidratante ou óleo de massagem. Esta auto massagem, melhora a circulação sanguínea, ajudar a eliminar as toxinas e facilita a penetração da argila.
Em seguida, aplique a argila verde e envolva todo o corpo com um filme plástico, aquele que você compra nos mercados para embalar alimentos. Deixe agir por 30 a 40 minutos. Depois retire com água morna. Sempre que passo a argila verde, aproveito e faço ginástica ou ligo o som e danço bastante. Acho legal, pois me faz transpirar e eliminar mais ainda as toxinas do organismo. Quando retirar o filme plástico, você perceberá que está muito molhado de suor. É uma sensação incrível de limpeza e leveza. Depois do banho morno, você vai se sentir levíssima. Delícia!

 

TIPOS DE ARGILA E SEUS BENEFÍCIOS

 

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Para saber qual a melhor argila para você, conheça os vários tipos de argila e funções. Encontrei no blog Instituto Alma Consciente, um excelente resumo dos benefícios de cada tipo de argila, que são os seguintes:

 

* ARGILA BRANCA:
É a mais leve de todas. Usada em máscaras faciais e shampoos para cabelos secos. É indicada para peles sensíveis e desidratadas. A argila branca contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele.

Seus benefícios são:

Clarear a pele (indicada para tratar manchas);
Absorver a oleosidade da pele sem desidratar;
Ação suavizante;Cicatrizante.

 

* ARGILA VERDE:
A argila verde possui maior diversidade em elementos. É indicada para peles oleosas e com acne. Também utilizada para cabelos oleosos.

Seus benefícios são:

Ação adstringente;
Tonificante;
Estimulante;
Combate edemas;
É secativa;
Bactericida;
Analgésica;
Cicatrizante;
Esfoliante
Promove a desintoxicação.

 

* ARGILA VERMELHA:
É uma argila rica em óxido de ferro e cobre.

Seus benefícios são:

Hidratante;
Previne o envelhecimento da pele;
Redutora de medidas e peso;
Ativa a circulação;
Atua como antiestressante.

 

* ARGILA AMARELA:
A argila dourada é rica em silício; tem ação tonificante e é indicada para peles maduras e cansadas.

Seus benefícios são:

Formação do colágeno da pele devido ao silício;
Indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos;
Hidratante;
Atua na flacidez cutânea.

 

* ARGILA ROSA:

É a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis, delicadas, cansadas e sem viço. Possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante.

Seus benefícios são:

Devolve a luminosidade;
Hidrata a pele;
Aumenta a circulação;
Auxilia a eliminar celulite e gordura localizada;
Efeito tensor;
Auxilia nos tratamentos de flacidez tissular.

 

* ARGILA PRETA:
Raramente encontrada, é a mais nobre de todas. A argila preta ou lama negra, é utilizada para a desintoxicação da pele; principalmente peles oleosas.

Seus benefícios são:

Ação antiinflamatória;
Anti-artrósica;
Absorvente;
Anti-stress;
Revitalizadora do couro cabeludo.

 

* ARGILA MARROM
É uma argila rara devido sua pureza. Eficaz contra acne e tem efeito rejuvenescedor do tecido.

Seus benefícios são:

Ativa a circulação;
Rejuvenesce a pele e tecidos.

 

* ARGILA CINZA
Indicada para peles oleosas e manchadas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é uma excelente esfoliante.

Seus benefícios são:

Antioxidante natural;
Retardando o envelhecimento da pele;
Eficaz contra acne;
Efeito rejuvenescedor do tecido.
Anúncios