AROMATERAPIA E RECLAGEM

AROMATERAPIA E RECICLAGEM DE EMBALAGENS

aroma
Foto:Getty Images

Além de defender e proteger os animais, sempre me preocupei em adotar determinados hábitos, como uma forma de contribuir com a preservação do nosso Planeta. Um dia, percebi que era um desperdício jogar no lixo as lindas embalagens dos meus cosméticos e alimentos. Pensei que eu poderia aproveitá-las e dar-lhes novas finalidades, invés de descartá-las e aumentar a poluição e degradação dos nossos ecossistemas.

Minha preocupação com a degradação do nosso Planeta tem aumentado a cada dia, principalmente depois que li um livro sensacional chamado, Mundo Sustentável, do jornalista André Trigueiro. O livro tem uma série de textos tanto de autoria de André, quanto de outros jornalistas e profissionais de diversas áreas relacionadas a sustentabilidade.

Fiquei chocada quando li o texto: Raspas e restos me interessam, onde o autor conta que no Brasil, “63% das cidades ainda despejam o lixo e o entulho a céu aberto em vazadouros, popularmente conhecidos como lixões”. Fiquei pensando, horrorizada, na quantidade de embalagens de cosméticos que eu jogo no lixo e que devo estar contribuindo para poluir rios, mares e solos.

Então, resolvi reutilizar potes de cremes, bisnagas, as minhas lindíssimas latas de biscoito e chás de frutas, sendo que a maioria delas, são presentes que ganho da minha amiga Rita, quando ela retorna das suas maravilhosas viagens para a Alemanha e Itália. Levo este meu projeto de preservação do meio ambiente tão a sério, que agora reutilizo também os meus lindos frascos de perfumes da Giovanna Baby, como recipiente para os meus óleos essenciais que uso na pele e também na minha casa.

 

Os potes de cremes e bisnagas, uso para guardar meus cremes naturais feitos a base de frutas, cereais e leites vegetais. As lindas latas de biscoito e chá de frutas, que tem belíssimos desenhos de flores, frutos e até paisagens de alguns países da Europa, agora servem para guardar meus produtos de beleza e algumas “bugigangas”. As latas decoradas, ficam todas nas prateleiras da estante do meu quarto, dando um charme especial ao ambiente.

prateleira_inteira2
               Prateleiras do meu quarto com as latinhas.
lata_biscoito
Estas latas são da Dinamarca. São latas de biscoito que comprei antes de me tornar vegana.
Ganhei estas latas de chás de frutas da minha amiga Rita quando voltou da Alemanha.
Ganhei estas latas de chás de frutas da minha amiga Rita quando voltou da Alemanha. * A superfície onde estão as latas é o quadro abstrato da minha mãe Angélica Monteiro.

Entretanto, o que mais me diverte e acho muito legal fazer, é reutilizar os frascos, transformando-os em aromatizadores de ambiente, a base de óleos essenciais, fazendo uma espécie de aromaterapia. Para quem não sabe, a aromaterapia é uma terapia alternativa que utiliza óleos essenciais para reequilibrar disfunções físicas, emocionais e energéticas.

frasco_passo12

A Aromaterapia é empregada há mais de 6.000 anos, inicialmente utilizada por egípcios e mesopotâmicos. Pesquisas científicas comprovam a eficiência dos óleos essenciais nos processos de cura e reequilíbrio energético, especialmente devido as suas propriedades energizantes, calmantes, cicatrizantes, antissépticas, anti-infecciosas e anti-inflamatórias.

Como acho lindos alguns frascos de perfumes e cosméticos, sempre tive pena de jogá-los fora. Então, resolvi pegar os frascos vazios e injetar dentro deles, com o auxílio de uma seringa, misturas de óleos essenciais para usar na minha casa como sprays odorizadores e deixar o ambiente bem cheiroso.

frasco_natura222
Este tipo de frasco é perfeito para fazer aromatizador, usando água, álcool de cereais e óleo essencial.

Ao mesmo tempo que perfumo minha casa, faço a minha “aromaterapia”, ou seja, uso um determinado óleo essencial para cada tipo de finalidade, como por exemplo, uso o óleo de cravo para estimular minha mente e aumentar meu “astral”, o óleo de laranja serve para insônia e calmante, o óleo de jasmim para me alegrar e energizar, o óleo de limão é antidepressivo e tem propriedades refrescantes e o óleo de tangerina organiza a mente, serve como estimulante mental.

Nestas fotos tem alguns tipos de frascos que reutilizo

frascos_potes22

Neste frasco de hidratante coloquei o meu vinagra de maça que uso para fazer massagens nas pernas, ativando a circulação sanguínea e aliminando micro vazos.

Enfim, você pode usar o óleo que achar melhor e ainda deixar na estante do seu quarto ou banheiro, fica tudo bonitinho, com os frascos lindinhos da Giovanna Baby ou você pode, lógico, usar as embalagens de outros produtos, como lindos frascos de perfumes de outras marcas de sua preferência. 

embalagens_geovanna_elke

Outro dia, visitando o excelente blog Makeoverday.com da blogueira Nicole, vi um post que ela mostrava um rímel de uma empresa Cruelty Free, chamada Physicians Formula que tinha uma embalagem tão linda. Fiquei pensando que se eu comprasse aquele rimel, jamais jogaria aquela “fofura” no lixo. Reutilizaria a embalagem, talvez para injetar com uma seringa o óleo de rícino que uso nas minha sobrancelhas para deixá-las fortes e bonitas. Veja a foto do frasquinho lindo do rímel.

Physicians_rimel_lindo

Bem… chega de conversa “furada”, porque agora é hora de aprender a fazer o aromatizador. OK? Vamos nessa!

.

* MODO DE PREPARO DO AROMATIZADOR

aromaterapia_1

* Materiais:

* 1 frasco de perfume ou outro produto de 150 ml

* 1 seringa de injeção de 3, 5, 10 ou 20 ml (quanto maior melhor)

* 50ml de água

* 100ml de álcool de cereais

* Óleo essencial de sua preferência

 

* Modo de preparo:

 

1 – Misture em um recipiente a água e o álcool de cereais. Em seguida, adicione 50 gotas do óleo essencial. Pronto! Está feita a sua solução aromatizadora.

2 – Use uma seringa para puxar a solução aromatizadora. Em seguida, retire a tampa com a “válvula’ do frasco e vá injetando a solução através da abertura. Quando colocar toda a solução, basta recolocar a tampa que contém a válvula e está pronto o seu aromatizador em apray. Agora é só usar para deixar sua casa deliciosamente cheirosa e ainda fazer uma bela sessão de aromaterapia.

frasco_passo2
Nesta foto mostro como inserir a solução aromatizadora no frasco, usando uma seringa. É muito fácil e divertido!

LISTA DE ÓLEOS ESSENCIAIS

oleos-essenciais

Coloquei aqui uma lista de alguns óleos essenciais e quais os seus benefícios. A informação sobre estes óleos obtive do antigo catálogo de óleos essenciais de uma empresa chamada SOLUA AROMATERAPIA. Acho que a SOLUA mudou de nome e agora se chama Phytoterapica, pois tentei visitar o site usando o endereço www.solua.com.br e fui direcionada para http://www.phytoterapica.com.br/. Bem, mas vamos ao que interessa.

Veja como utilizar os óleos essenciais no corpo.

 

*No catálogo da Solua tem instruções para fazer aromaterapia, aplicando os óleos na pele, bem como de outras formas. Explicam que se for na pele tem que misturar os óleos essenciais com óleo vegetal, que pode ser de abacate, amêndoas doce, cenoura, girasssol, jojoba, semente de uva, calêncula, entre outros.

MODO DE UTILIZAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS

* Aromatizador: + ou – 9 gotas.

* Banhos: pingar 6 a 15 gotas em colher de chá com óleo vegetal. Adicionar esta mistura na água da banheira preparada para o banho.

* Compressas: 5 a 10 gotas em ½ litro de água.

* Inalação: 5 gotas.

* Massagem: 50 gotas em 100ml de óleo vegetal.

* Óleo para rosto/cabelos/corpo: 20 gotas em 50ml de óleo vegetal.

* Uso tópico: em partes iguais com óleo de calẽndula em pequenas regiões.

* Banho de assento: 10 gotas.

.

OS ÓLEOS VEGETAIS (BASE), BENEFÍCIOS E COMO USAR

OBS: Estes óleos podem servir como “base” para os óleos essenciais, ou seja, você escolhe um óleo vegetal e acrescenta nele as gotas do óleo essencial. Exemplo: Para massagem corporal: 50 gotas de óleo de laranja em 100ml de óleo amêndoas doce.

ÓLEOS VEGETAIS PARA MISTURAR COM ÓLEOS ESSENCIAIS

aromaterapia50

* Óleo de Abacate: Rico em pró-vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, lipídios, aminoácidos e substâncias antibióticas. Atua na epiderme, deixando a pele macia e flexível. Pode ser usado como amaciante dos cabelos e nutriente para a pele, excelente como óleo para massagem, principalmente quando ministrado com óleos essenciais.

* Óleo de Amêndoa doce: Contem de 20 a 30% de protídios, além do ácido olêico. Emoliente e hidratante pode ser usado tanto no corpo como no rosto. Usado com frequência ajuda a prevenir estrias.

* Óleo de Calêndula: Tem ação anti-inflamatória, emoliente, anti-séptica, calmante e cicatrizante. A absorção cutânea é rápida. Pode ser usada no tratamento de queimaduras e inflamações, estimulando a formação de tecidos. Para pele áspera, rachada, cansada e nas mãos, após o banho de sol e como óleo de massagem.

* Óleo de Cenoura: rico em vitamina A, emoliente e calmante tópico, sua absorção cutânea é rápida e completa. Protege da exposição aos raios solares intensos, proporcionando um bronzeamente seguro e homogêneo.

* Óleo de Girassol: o óleo de girassol é obtido da prensagem a frio. Com elevado poder nutritivo pode ser utilizado em contusões, feridas e esfolamentos. Tem ação emoliente e reepitalizante.

*Óleo de germe de trigo: Rico em vitamina E, ácido linolêico e fosfolipídios. A vitamina E evita perda da vitamina A no organismo, retardando o envelhecimento da pele e devolvendo a vitalidade. Corrige alterações decorrentes da falta da vitamina E. Fortalece os vasos sanguíneos evitando a ocorrência de varizes. Aplicado na pele diariamente, recupera a pele seca e áspera. Ótimo como óleo de massagem para o corpo e para acelerar a cicatrização de feridas e queimaduras.

*Óleo de jojoba: óleo de grande compatibilidade com a pele humana, fornecendo maciez aveludada. Auxilia no controle do acúmulo excessivo de sebo na acne vulgar, devolvendo a oleosidade natural da pele. É eficaz no tratamento da caspa. Deixa o bulbo limpo e livre para o crescimento de novos fios. Ótimo para tratamento de cabelos.

* Óleo de semente de uva: Regenera e mantêm o tecido cutâneo, revitalizando-o. É de grande utilidade na prevenção de estrias devido a sua elevada concentração de alfa tocoferol. É um excelente óleo para massagens.

ÓLEOS ESSENCIAIS E SEUS BENEFÍCIOS

essencial

* Óleo de lavanda: apreciada no Japão e China durante séculos. Foi encontrada nos túmulos egípcios de 1000 anos AC. A alfazema era usada como um purificador nos banhos dos antigos romanos. É tão relaxante quando excitante. Poderoso anti-séptico e curativo. Acalma, refresca, revigora e levanta o ânimo. Funções terapêuticas: serve para tratar insônia, TPM, estados nervosos, cicatrizante, queimaduras, leucorréia, eczema, regenerador celular e acne.

* Óleo de tangerina: árvore frutífera de porte médio e flores brancas. Originária do Brasil e China. Bom para problemas digestivos. Tônico e estimulante do estômago e do fígado. Por sua ação suave é considerada na França como o “remédio das crianças”. Funções terapêuticas: estimulante mental, calmante, antiespamódico, estimula o apetite, ajuda a eliminar a celulite.

* Óleo de laranja: dava-se aos marinheiros britânicos para reduzir o risco de escorbuto. Ótimo para distúrbios digestivos, sendo também indicado para tratamento de insônia. Funções terapêuticas: serve para tratar tensão nervosa, cólicas, tratamentos de pele e celulite.

* Óleos de limão siciliano ou Taithi: era utilizado pelos antigos romanos para problemas estomacais e refrescar o hálito. Também foi utilizado pela marinha britânica para prevenir os escorbuto. Atualmente, é utilizado para quase tudo de resfriados a afecçoes da garganta. Funções terapêuticas: serve como reanimador, tônico, anti-depressivo, estimulante da circulação, ajuda a eliminar a celulite, sendo usado também nos casos de pele oleosa e obesidade.

* Óleo de canela: uma das espécies mais antiga que se tem notícia. Citada nas farmacopéias grega e romana por sua propriedades tônicas, estomáquicas e anti-septicas. Sua árvore pode atingir 9 metros. Na crença popular traz prosperidade. Usar com moderação e bem diluído na pele, pois pode ser irritante. Funções terapêuticas: a canela é estimulante mental, antedepressivo e estimulante sexual. Serve para artrite, reumatismo, tônico cardíaco, antiséptico e melhora a circulação.

* Óleo de cravo: cultivado há pelo menos dois mil anos, o cravo é uma das especiarias mais conhecidas do mundo. Já foi tão precioso que chegou a provocar algumas guerras. É considerado extremamente alergênico ( pode causar alergias). Usar com cuidado e moderação. Funções terapêuticas: serve para limpeza e proteção, como estimulante mental e resgata o bom humor. Pode ser usado também como antiséptico, bem como no tratamento de micoses, dores musculares e articulares.

* Óleo Ylang-Ylang: nas ilhas da Ásia tropical usava-se contra picadas de insetos, pelo inflamada e proteção dos cabelos. Combate febre e infecções. Serve como condicionador e estimulante do crescimento dos cabelos.Funções terapêuticas: serve tratar insônia, TPM, hipertensão, frigidez, impotência e pele oleosa.

Fonte: Catálogo de óleos vegetais da SOLUA Aromaterapia www.solua.com.br

Se quiser conhecer as obras de Angélica Monteiro CLIQUE AQUI

Espero que vocês tenham gostado desta dica e curtam bastante os benefícios da aromaterapia.

BEIJOSSSSS

Anúncios