ROTEIRO PARA ASSISI

ROTEIRO TURÍSTICO PARA ASSISI

Foto: Reprodução

Assisi (Assis em português)

Assis está situada entre colinas da Úmbia, sendo famosa principalmente por ser a cidade onde nasceu San Francesco (1181-1226), santo padroeiro da Itália. Em 1997, Assisi foi atingida por dois terremotos que causaram a destruição de parte da Basílica de São Francisco. O teto desabou, destruindo um afresco de Cimabue. O trabalho de restauração dos monumentos durou dois anos, e após este período, os pontos turísticos da cidade foram liberados para visitação.

* Os locais mais interessantes de Assisi

BASÍLICA DE SAN FRANCESCO

ASSISI_basilica_sanfrancesco

A Basílica  de San Francesco di Assisi foi construída em 1228, dois anos depois de sua morte. Declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, é o principal ponto turístico de Assis, atraindo milhões de turistas por ano. A igreja Superior e a Inferior possui obras de Cimabue, Simone Martini, Pietro Lorenzetti e Giotto, que pintou a famosa série de afrescos, A Vida de São Francisco.
A Igreja Superior, do século 13, possui linhas góticas que influenciaram nas futuras construções de igrejas franciscanas. A fachada é um exemplo de estilo gótico italiano. O coro da basílica possui um trono papal de pedra, também do século 13. O interior da basílica abriga obras de renomados artistas, que retratam o estilo de vida de Francesco, como as pinturas (c.1280), de Cimabue, e O Extase de São Francisco, que integra o conjunto de 28 painéis de Giotto. Na Igreja inferior, onde estão os restos mortais de São Francisco, foram construídas capelas para receber o grande número de peregrinos, pois a basílica está entre os mais importantes santuários cristãos do mundo.

BASÍLICA DE SANTA CHIARA

ASSISIbasilica_santa_Chiara
Foto: Reprodução
A Basílica de Santa Chiara, situada no Centro Histórico de Assisi, foi construída após a morte de Santa Clara, entre 1257 e 1265, em torno da antiga igreja de San Giorgio. Até 1230 guardou o corpo de São Francisco. Posteriormente, os restos mortais do santo foram transferidos para a Basílica de San Francesco. A cripta que agora abriga o túmulo do santo foi construída em 1850.
Construída a partir do projeto de Filippo Campello, o estilo arquiitetônico da Basílica de Santa Chiara é  gótico, com características estruturais muito semelhantes a basílica superior de San Francesco d’Assisi. Desde 1260, o local guarda as relíquias de Santa Clara. A basílica abriga também o seu corpo “incorrupto”, ou seja, que não se deteriorou após a morte.

 

* A ENCANTADORA ASSISI

Foto: Reprodução
Assisi é uma cidade medieval incrível! Parece que você deu um mergulho no passado. Tem a casa dos pais de San Francesco e uma Basílica chamada Santa Maria degli Angeli que você tem que visitar, pois é maravilhosa. O mais incrível nesta basílica é que ela guarda no seu interior um dos maiores tesouros de Assisi e da Itália, a Porziuncola. A Porziuncola foi a primeira capela onde Francesco pregava e reunia os seus seguidores. É espantoso, porque os italianos construíram uma basílica imensa, e “guarda” a Porziuncola pequenina, protegida dentro daquela imensidão. É tão minúscula, que entrei na basílica e só depois caiu a ficha que aquela construção era a Porziuncola. É impressionante!

 

BASÍLICA SANTA MARIA DEGLI ANGELI

italia_Basilica-di-Santa-Maria-degli-Angeli
Foto: Reprodução
A Porziuncola dentro da Basílica Santa Maria degli Angeli

PORZIUNCOLA

A PORZIUNCOLA

italia_porziuncola
Foto: Reprodução
OS PONTOS TURÍSTICOS PARA VISITAR EM ASSISI
Na Piazza del Comune, principal praça de Assisi, encontra-se o Templo de Minerva que é originário da época de Augusto, com a fachada em excelente estado de conservação.

Templo de Minerva

assisitemplominerva
Foto: Reprodução
O Palazzo Comunale que fica localizado em frente ao Templo de Minerva, possui obras de artistas medievais da cidade. No Corso Mazzini está a Basílica di Santa Chiara. O Duomo San Rufino foi construído entre os séculos 12 e 13 e possui a fachada estilo românico. O interior do templo abriga um museu que tem um acervo composto por pinturas e objetos arqueológicos na cripta.

O Duomo San Rufino

assisi_domo_sanrufino
Foto: Reprodução
Seguindo a Via Maria delle Rose chega-se a Rocca Maggiore, reconstruída em 1367. A igreja românica San Pietro do século 13 está localizada na Piazza San Pietro, sendo interessante visitá-la especialmente porque ela passou por um processo de restauração. Próximo a esta igreja está o Oratório dei Pellegrini que é uma hospedaria de peregrinos do século 15, onde é possível ver afrescos pintados por Matteo da Gualdo.
ROCCA MAGGIORE
Rocca Maggiore Assisi
Foto: Reprodução
Em Assisi você vai encontrar uma série de Pasticerie, ou seja, docerias maravilhosas com tortas deliciosas, sendo algumas feitas com sorvete dentro. Comi a melhor torta da minha vida em uma destas pasticerias. A torta tinha 4 camadas, cada uma com um recheio delicioso de chocolate, nozes, avelã. Será que tem a versão vegana desta delícia? KKKKKK
Obs: Embora eu tenha visitado todos estes pontos turísticos, para acrescentar mais informações sobre cada local visitado, pesquisei e obtive os dados sobre a história de Assisi através do Guia Visual  Itália da Folha de São Paulo. PubliFolha, 1997.
Obs: Quando fiz as duas viagens para Itália, infelizmente eu ainda tinha câmeras analógicas e perdi a maior parte das fotos referentes aos pontos turísticos que visitei.  Estou vendo se consigo recuperar algumas para colocar aqui. A maioria das fotos que estão nesta postagem foram obtidas da internet. Espero futuramente voltar a itália e fazer novas fotos lindas para postar aqui.

 NAPOLI PARA OS VEGANOS

SIMBOLO_CORACAO_VEGANColoquei no final deste post algumas opções de restaurantes e outros locais para comer e comprar alimentos veganos. Como não disponho de tempo para fazer uma grande pesquisa, resolvi fazer um post apresentando um site italiano  sensacional, o PAGINE VEGAN, onde você pode fazer uma busca de lugares vegans da Itália e de outros países da Europa. Sugiro que antes de viajar para a Itália ou outros países, visite o Pagine Vegan e anote os endereços dos points veganos de cada cidade que você for visitar.

VALE A PENA VISITAR O PAGINE VEGAN!

paginevegan-logo

 *LOJAS QUE VENDEM PRODUTOS VEGANS

SIMBOLO_CODBARRAS_VEGAN

iVegan: Supermercado Vegan

O iVegan, situado em Roma, é o primeiro e maior supermercado vegan da Itália. 100% ético, 100% biocompatível, 100% VEGAN. Este mercado envia alimentos orgânicos vegans a preços acessíveis para toda a Itália. No iVegan é possível comprar a “planta peixe”, produtos de cânhamo, óleo, creme de chocolate e muitos outros produtos sem ingredientes de origem animal . Existe também uma Loja on-line em shop.ivegan.it ou http://www.ivegan.it/.

simbolo_vegan_solINFORMAÇÃO IMPORTANTE!

Se você é vegano e for viajar para a Itália no outuno ou inverno terá que comprar luvas, sapatos e casacos especiais para suportar o intenso frio. Então, coloquei abaixo alguns sites que vendem sapatos e acessórios vegans.

* Sites para compras de produtos vegans:

girassolNoah Italian Vegan Shoes

 girassolFree Rangers

 girassolBourgeois Boheme

 girassolAlternative Outfitefitters Vegan Shoes

simbolo_vegan_sol

RESTAURANTES, CAFÉS E SORVETERIAS EM ASSISI

simbolo_vegan_restauranteFiz uma pesquisa sobre os locais em Assisi, específicos para vegetarianos e veganos, mas somente encontrei um bistrô vegan, chamado Sitio Unconventional Place. Entretanto, parece que o Sitio Unconventional Place é excelente. Então, veja abaixo as informações sobre este local. Sugiro que você faça também uma busca para ver se descobre mais lugares legais em Assisi, acessando o PAGINE VEGAN. Se tiver sucesso, mande o nome do local com o endereço que eu postarei aqui.

ITALIA_MELHOR_GRAFICO_VEGANSitio Unconventional Place: Bistrô

O Sitio Unconventional Place, situado próximo ao centro histórico de Assisi, é o lugar ideal para aqueles que querem comer e beber lanches e bebidas naturais. O local vende também produtos para vegetarianos e veganos.

Endereço: Piazza Matteotti,9. Assisi.

Comunidade Facebook: Sitio Unconventional Place

Tel: +39075816087

simbolo_vegan_solPara ver o Roteiro de Roma, Firenze e NápolesBOTAOCLIQUEAQUIRAPIDO

Anúncios