ROTEIRO PARA NÁPOLES

ROTEIRO TURÍSTICO PARA NÁPOLES (NAPOLI)

Napoli
Foto: Reprodução
Nápoles ou Napoli (em italiano) é a cidade com o povo mais legal da Itália. Adoro os napolitanos! Os napolitanos são hospitaleiros, inteligentes, espirituosos, brincalhões, muito simpáticos, extrovertidos e com um forte senso crítico. Além disso, Nápoles tem os melhores teatros e óperas do mundo. Também é a terra das massas.
Infelizmente, alguns italianos de outras regiões da Itália detestam Nápoles e os napolitanos. Dizem coisas terríveis e injustas sobre os napolitanos. Uma pena! Eles são tão descentes quanto qualquer outro italiano. Além disso, são muito solidários e hospitaleiros. Os napolitanos são maravilhosos!

 

mapoli_euemnapoliEu em frente ao Castelo Nuovo no verão de 2002. Umas da poucas fotos em papel que consegui escaniar, pois na época eu ainda não tinha câmera digital.

A viagem de Roma para Nápoles dura apenas uma hora. Nápoles é uma cidade impressionante. Porém, em alguns momentos, fiquei bem triste com o que presenciei. Em 2004, quando fiz minha primeira viagem a Itália, pude ver como Napoli é linda, mas precisa ser melhor cuidada pelos seus governantes. Uma pena, porque é uma cidade encantadora.
No principal centro comercial, percebi que muitos mendigos criam cadelas prenhas ou com filhotes. Tive a impressão que é a única cidade da Itália que tem cães abandonados nas ruas. Fiquei triste! Mesmo assim adoro Nápole e os napolitanos.
Vale muito a pena conhecer a linda Napoli. A fantástica Baia de Nápoles, onde está o Castello dell’Ovo parece tanto a Avenida Oceânica na Barra, daqui de Salvador-Bahia, que tive a impressão que no final da rua encontraria o Farol da Barra. Me enganei! Encontrei o Castello dell’Ovo. KKKKKKK

 

A HISTÓRIA DE NÁPOLES (NAPOLI)

napoli_historia
Foto: Reprodução
Napoli é a capital da Campanha, fundada pelos gregos e ampliada pelos romanos. Durante séculos sofreu diversas tentativas de invasão por parte dos povos normandos, espanhóis, franceses e a dinastia alemã dos Hobenstaufen. Estende-se ao redor da baía de Nápoles, onde é possível ver logo em frente o monte Vesúvio e olhando para o mar avista-se as ilhas Capri, Ischia e Procida. As cidades Pompéia e Herculano situam-se na base do vulcão que entrou em erupção em 79 d.C., causando a destruição destas cidades.

COMO VISITAR NÁPOLES

Napoli é repleta de belíssimos castelos, palácios e igrejas, a maioria situados no centro da cidade. É interessante visitar a Piazza dell Plebiscito, a Via Toledo e a Piazza Dante. A Via del Tribunale e a Via San Biagio dei Librai estão interligadas ao centro histórico, conhecido como Spaccanapoli. Aproveite e conheça também o Palazzo Reale que fica no bairro Santa Lucia.
A área mais visitadada de Napoli é Santa Lucia, delimitada pela Via Duomo, a Via Tribunali, a Via Toledo e o mar. Esta localidade possui inúmeras igrejas dos séculos 14 e 15, além de possuir museus, restaurantes e muitos eventos interessantes para turistas.

*Os principais pontos turísticos de Napoli

* Cappela Sansevero
* Castel Nuovo
* Castel dell`Ovo
* Porta Capuana
* Duomo
* Galleria Umberto 1 e Teatro San Carlo
* Gesù Nuovo
* Monte della Misericordia
* Monteoliveto
* Museo Archeologico Nazionale
* Museo filangieri

Locais mais legais para visitar em Nápoles

italiaNapoli--Italia

Existem dois castelos incríveis que você pode visitar que são o Castelo Nuovo e o Castelo Dell`Ovo. No último andar do Castelo Nuovo, você pode ver, a uma certa distância, a figura assustadora do vulcão Vesúvio soltando fumaça. rsrsrsr Adorei! Estes dois castelos tem museus. No Museu Arqueológico Nacional, tem objetos das cidades Pompeia e Herculano, que foram destruídas pelo Vulcão Vesúvio.
Napoli,_museo_archeologico2
Foto: Reprodução
Em Nápoles tem uma rua comercial muito famosa pelas lojas e por vender presépios de todos os tipos. Os presépios imensos se mexem! São sensacionais! O problema é que esta rua as vezes tem tiroteio por causa de briga entre mafiosos. rsrsrsrsr No dia que a visitei, quando voltei para Roma, soube que tinha acontecido um tiroteio no local. Cheguei a conclusão que aconteceu pouco tempo depois que eu saí de lá. KKKKKK Um italiano me tranquilizou e disse que os tiroteios não acontecem sempre. rsrsrsrsr

 

OLHA OS DETALHES DESTE PRESÉPIO

italia_PRESEPIONAPOLI
Foto: Reprodução

Até eu queria comprar um destes presépios. rsrsrsr A maioria dos bonequinhos se mexe. rsrsrsr

Outros lugares bem legais em Nápoles são os restaurantes, pois esta cidade é considerada especialista em massas. Você vai encontrar todos os tipos de deliciosas massas para comprar e comer. Os restaurantes são bem bonitinhos e coloridos.

 

OLHA A RUA DO TIROTEIO ENTRE MAFIOSOS KKKKKK

napolivia
Foto: Reprodução

O CASTELO NUOVO

italia_castelnuovo
Foto: Reprodução
Endereço: Piazza Municipio
O Castel Nuovo é considerado um símbolo da cidade de Nápoles. Foi construído no século 13, durante o reinado de Carlos I de Anjou. O castelo que tem vista para o mar, é composto por cinco torres e cercado por um fosso. Uma parte deste castelo abriga o Museu Civico.

 

O CASTELO DELL`OVO

italia_castel-dell-ovo
Foto: Reprodução
Endereço: Borgo Marinair
O Castel dell`Ovo está localizado em uma pequena ilha em frente ao distrito de Santa Lucia, onde no passado existia um mercado de peixes. A construção do castelo teve inicío em 1154, período em que ocorreu a ocupação dos normandos e dos Hobenstaufen. A fortaleza serviu de residência real para estes povos invasores e hoje é propriedade das Forças Armadas. A Porta de Santa Lucia abriga restaurantes. No último andar do castelo tem uma área incrível ao ar livre, onde é possível ver bem distante, lá no mar, o Vesúvio imenso, soltando fumaça. BATEU UM MEDÃO!KKKKKK

 

CONHEÇA POMPÉIA E HERCULANO

 

pompeia3
Foto: Reprodução
Infelizmente, não deu tempo de ir até Pompéia e Herculano para conhecer estes dois locais impressionantes da Itália, mas recomendo que você vá, pois acredito que seja uma experiência incrível.
A trágica história de Pompéia e Herculano ocorreu em 79d.C. quando o Monte Vesúvio entrou em erupção, soterrando estas cidades com sua lava. Estima-se que esta catástrofe dizimou aproximadamente 2.000 habitantes em Pompéia e um número menor em  Herculano. Em 1748, uma escavação arqueológica revelou os corpos dos habitantes, juntamente com as pinturas, esculturas e outros artefatos que estavam ocultos há centenas de anos.

LOCAIS INTERESSANTES PARA VISITAR

* A Casa do Fauno: villa onde viviam os ricos. O local recebeu o nome de Casa do Fauno por causa de uma estatueta de bronze encontrada no local que retratava este ser. Quando foi descoberta existia um mosaico da Batalha de Alexandre, mas hoje esta obra está exposta no Museo Archeologico Nazionale, em Napole.
* Via dell`Abbondanza: era uma importante estrada da antiga Pompéia, onde existiam muitas pousadas.
* Casa dos Vettii: villa com afrescos nas paredes, que pertenceu aos ricos comerciantes Aulus Vettius Conviva e Aulus Vettius Restitutus.
*OBS: Além destes locais existem também outras villas de pessoas ricas, cidadãos com menor poder aquisitivo e templos.

 

Como chegar: Para conhecer Pompeia e Herculano, basta em Nápoles pegar um trem. O bigliete você compra na estação Napoli Centrali e o nome da linha é a Circumvesuviana. Você tem que pegar o trem na estação Napoli Centrali e desce em Pompeii Scavi Villa Misteri se for para Pompeia ou Ercolano Scavi, caso queira ir para Herculano. Os passeios levam muitas horas. Então, se for para estes locais é melhor ir pela manhã.

VEJA ALGUMAS FOTOS

pompeia 2
Foto: Reprodução
pompeia1
Foto: Reprodução
pompeia_foto_minilua
Foto: Reprodução
Obs: Embora eu tenha visitado todos estes pontos turísticos, para acrescentar mais informações sobre cada local visitado, pesquisei e obtive os dados sobre a história de de Nápoles, Pompéia e Herculano, através do Guia Visual  Itália da Folha de São Paulo. PubliFolha, 1997.
Obs: Quando fiz as duas viagens para Itália, infelizmente eu ainda tinha câmeras analógicas e perdi a maior parte das fotos referentes aos pontos turísticos que visitei.  Consegui escaniar algumas fotos minhas em papel e as coloquei neste post, mas as outras que estão nesta postagem foram obtidas da internet. Espero futuramente voltar a itália e fazer novas fotos lindas para postar aqui.

NAPOLI PARA OS VEGANOS

SIMBOLO_CORACAO_VEGANColoquei no final deste post algumas opções de restaurantes e outros locais para comer e comprar alimentos veganos. Como não disponho de tempo para fazer uma grande pesquisa, resolvi fazer um post apresentando um site italiano  sensacional, o PAGINE VEGAN, onde você pode fazer uma busca de lugares vegans da Itália e de outros países da Europa. Sugiro que antes de viajar para a Itália ou outros países, visite o Pagine Vegan e anote os endereços dos points veganos de cada cidade que você for visitar.

VALE A PENA VISITAR O PAGINE VEGAN!

paginevegan-logo

RESTAURANTES, CAFÉS E SORVETERIAS EM NÁPOLES
Nápoles possui alguns locais, onde os veganos podem se deliciar com a sensacional comida italiana. Estes são alguns maravilhosos restaurantes e cafés que são vegans ou pelo menos servem algum alimento vegano. Faça também uma busca para descobrir mais lugares legais, acessando o PAGINE VEGAN. Você vai se encantar!

 *LOJAS QUE VENDEM PRODUTOS VEGANS

SIMBOLO_CODBARRAS_VEGAN

iVegan: Supermercado Vegan

O iVegan, situado em Roma, é o primeiro e maior supermercado vegan da Itália. 100% ético, 100% biocompatível, 100% VEGAN. Este mercado envia alimentos orgânicos vegans a preços acessíveis para toda a Itália. No iVegan é possível comprar a “planta peixe”, produtos de cânhamo, óleo, creme de chocolate e muitos outros produtos sem ingredientes de origem animal . Existe também uma Loja on-line em shop.ivegan.it ou http://www.ivegan.it/.

simbolo_vegan_solINFORMAÇÃO IMPORTANTE!

Se você é vegano e for viajar para a Itália no outuno ou inverno terá que comprar luvas, sapatos e casacos especiais para suportar o intenso frio. Então, coloquei abaixo alguns sites que vendem sapatos e acessórios vegans.

* Sites para compras de produtos vegans:

* Sites para compras de produtos vegans:

girassolNoah Italian Vegan Shoes

 girassolFree Rangers

 girassolBourgeois Boheme

 girassolAlternative Outfitefitters Vegan Shoes

simbolo_vegan_sol

RESTAURANTES E BARES EM NÁPOLES

simbolo_vegan_restaurante

Semi di sole: Restaurante

Semi di Sole é um restaurante Macrobiovegetariano.

Endereço: Via Martucci , 8. Nápoles

Telefone: 0810832893
Website: http://semidisole.blogspot.it/

ITALIA_MELHOR_GRAFICO_VEGANHot&Ice: Restaurante (POMPÉIA)

Hot&Ice é uma pizzaria em Pompéia com muitos pratos vegetarianos.

Endereço: Via Roma, 8. Pompeia.

simbol_garfo_colher_folha‘O Grin: Restaurante

‘O Grin é um ponto de encontro, onde você pode comprar e consumir alimentos éticos e orgânicos.

Endereço: Via Mezzocannone 83. Napoli

Sito Web: http://www.ogrin.net

simbol_garfo_colher_folhaMangiafoglia: Restaurante

Mangiafoglia é tradicional restaurante vegetariano.

Endereço: via Carducci 32. Napoli

Telefono: 081414631
Sito Web: http://www.mangiafoglia.it / https://www.facebook.com/mangiafoglia/

simbol_garfo_colher_folhaSbuccia e Bevi: Green Fruit Bistrot

Sbuccia e Bevi é um Vegan Bistro que tem um menu composto por hambúrguer vegan, sopas, risotos, tortillas , smoothies , saladas de frutas e variadas massas.

Endereço: Via Duomo 238, Napoli.

simbol_garfo_colher_folhaIl Sapore Antico: Restaurante

Il Sapore Antico é um restaurante que desenvolve uma culinária com especialidade em panificação vegan, vegetariana e sem glúten.

Endereço: Via Pigna,157. Napoli.

 

simbrolo_veganlife

Para ver o Roteiro de Firenze, Nápoles e Assis

BOTAOCLIQUEAQUIRAPIDO

Anúncios