RECEITA DE VATAPÁ VEGAN

RECEITA DE VATAPÁ VEGAN

VATAPA_BLOGEstá enganado quem pensa que somente vatapá com camarão é gostoso. O vatapá vegan é incrivelmente delicioso e não tem nenhum ingrediente de origem animal. Como no abará, o diferencial é usar pimentão vermelho e pimenta dedo de moça no lugar do camarão.
Resolvi fazer esta receita de vatapá vegan, sob orientação da culinarista Mari Araújo e foi um sucesso. Até o meu pai que é um “carnívoro” convícto, rsrsrsr, adorou tanto que pediu para eu fazer mais vatapá.
Agora, vou compartilhar com vocês esta receita incrível de vatapá vegan e se preparem para receber muitooooosssss… elogios. Vamos nessa!

* Ingredientes:

2 copos de leite de coco (400 ml – Inicialmente)
1 xíc. de farinha de trigo
1/2 pimentão vermelho (tamanho médio)
1 pimenta dedo de moça (sem os caroços para não arder)
1 cebola (tamanho médio)
1/2 xíc. de amendoim
1/2 xícara de castanha de caju
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/4 xícara da flôr do dendê(parte mais escura e oleosa do azeite de dendê)
Sal a gosto

* Modo de preparo:

1 – Bata no liquidificador o leite de coco, a pimenta, o pimentão, a cebola, o amendoim, a castanha e o azeite de oliva.
2 – Em seguida, coloque em uma panela a farinha de trigo, o sal e esta mistura de temperos com leite de coco. Cozinhe em fogo médio,  mexendo bem rápido para não embolar.
3 – Quando o vatapá estiver quase cozido acrescente o dendê e continue mexendo até ficar com uma consistência firme, mas não pode ficar duro. Caso a massa fique dura, acrescente mais leite de coco, tomando cuidado para não ficar muito mole. Porém, se ficar mole, acrescente mais farinha. Para fazer um bom vatapá é necessário ter muita paciência.
OBS: A flor do dendê é aquele óleo mais escuro que fica na superfície da garrafa do azeite dendê, quando ela fica em repouso muito tempo. Primeiro coloque duas colheres do azeite dendê e veja se está com a cor da sua preferência. Se achar que o vatapá está muito claro, vá adicionando mais dendê até chegar a tonalidade que lhe agrade.
OBS: O ACARAJÉ BAIANO TRADICIONAL pode ser comido até por veganos, pois a massa desta delícia, somente tem feijão fradinho moído, cebola e sal. Então, veganos, podem comer a vontade o acarajé vendido nas ruas de Salvador, feito pelas nossas queridas baianas. Veganos não podem comer o vatapá e o abará, pois tem camarão na massa. Aqui em Salvador, sempre como acarajé apenas com uma salada que as baianas fazem, que tem cebola, tomate e coentro picados. Quando a massa do acarajé é muito bem feita e gostosa, prefiro comer sem salada que é uma delícia.

ACARAJE

OBS: Apenas evitem os acarajés que tem um camarão enorme encrustado. Algumas baianas fazem assim, mas a maioria, felizmente, não coloca o camarão. 

Quer aprender a fazer feijão fradinho baiano com azeite de dêndê? Clique aqui!

FEIJAO FRADINHO VEGAN

Anúncios

Uma consideração sobre “RECEITA DE VATAPÁ VEGAN”

Os comentários estão desativados.