Almôndegas de Grão de Bico

Almôndegas de Grão de Bico

ALMONDEGAS_GRAOBICO_ETIQUETA

Ingredientes:

Massa das almôndegas

2 xícaras de grãos de bico cozidos

1 xícara de cebola picada

½ pimentão picado

3 dentes de alho esmagados ou picados

½ xícara de salsinha picada

½ xícara de cebolinha picada

1 xícara de polpa de tomate

1 xícara de farinha de trigo integral

2 colheres de sopa de azeite de oliva

2 colheres de sopa de suco de limão (OPCIONAL – intensifica o sabor dos temperos)

Molho de pimenta a gosto (OPCIONAL)

Sal a gosto

Para fritar as almôndegas

Óleo vegetal neutro(girassol, milho)

Modo de preparo

No liquidificador, bata o grão de bico com a polpa de tomate até obter uma mistura homogênea e grossa como uma pasta. Não pode ficar líquida.

Em seguida, em um recipiente, misture a massa de grão de bico, com a cebola, o pimentão, os dentes de alho esmagados, a salsinha, a cebolinha, o limão, a polpa de tomate e a farinha de trigo integral. Misture bem os ingredientes até obter uma massa homogênea. Modele as almôndegas e frite-as no óleo de sua preferência. Estão prontas suas deliciosas almôndegas de grão de bico.

Sugestões e dicas essenciais:

* Se quiser que suas almôndegas sejam feitas de forma mais saudável, ou seja, sem fritura, basta que você unte uma forma com óleo e farinha de trigo e coloque-as para assar no forno. Quando estiver assando suas almôndegas tome cuidado para elas não queimarem, pois queimam rapidamente. Deixe-as dentro do forno por mais ou menos uns 5 a 10 minutos, ou até você ver que estão douradas e com a superfície firme.

OBS: È muito importante colocar o grão de bico de molho na água pelo menos durante 7 a 10 horas para eliminar o ácido fítico ou fitato, que impede o organismo de aproveitar os nutrientes existentes neste vegetal. Este processo também ajuda a “quebrar” o glúten e deixá-lo mais fácil de ser digerido. Já fiz almôndegas de grão de bico deixando-o de molho durante apenas duas horas e tive uma terrível indigestão. Para saber mais informações sobre a importância de deixar os grãos de molho, leia o post Tipos de feijões e seus nutrientes. Para ver este post CLIQUE AQUI!

Anúncios