ÓLEO DE COCO

FAÇA SEU ÓLEO DE COCO

*Ingredientes: 

  • 2 cocos secos
  • Água

*Modo de preparo:

1- Corte a polpa dos cocos em pequenos pedaços e bata no liquidificador com água o suficiente para cobrir os cocos.

2- Coe a mistura em um coador ou passe em uma peneira para extrair o leite de coco. 

3-Coloque o leite de coco em uma vasilha, tampe e guarde na geladeira por 24 ou48horas. 

.

.

4-Após as 24 ou 48 horas, retire a vasilha da geladeira, jogue fora a parte líquida e guarde em um recipiente a parte sólida que é o óleo de coco.

 

OBS: O óleo de coco fica sólido apenas em temperaturas baixas. Quando está fora da geladeira, começa a derreter e fica com aspecto de óleo pastoso. 

ESTE É O ÓLEO DE COCO PRONTO. PODE SER GUARDADO EM DIVERSOS TIPOS DE RECIPIENTES, MAS O MELHOR SÃO OS FRASCOS DE VIDRO.

 

O óleo de coco pode ser virgem, extra-virgem, orgânico e refinado. O óleo virgem é extraído do mesocarpo que é a casca do coco, sendo utilizado na produção de bolos, pães, biscoitos e como bases para cosméticos, enquanto que o extra-virgem é obtido a partir da polpa e usado na culinária em diversos pratos como saladas, sucos e para fins terapêuticos.

O óleo orgânico de coco possui um selo emitido pelo Ministério da Agricultura por ter a certificação que os cocos utilizados para a extração do óleo foram cultivados sem o uso de pesticidas. Enquanto que o óleo refinado é obtido a partir da polpa submetida a secagem em condições ambientes, passando por processos  de alvejamento, refino e desodorização que causam a perda da maioria dos seus nutrientes. Estes processos podem também se transformar em um óleo hidrogenado, formado por gorduras trans. O óleo refinado é utilizado especificamente para cozimentos a altas temperaturas como frituras ou refogados. 

O óleo de coco tem sido usado como um filtro solar por bloquear em média 20% dos raios ultra-violeta. Atribui-se também ao óleo propriedades anti-inflamatórias, bactericidas, antifúngicas e antivirais. Além disso, é rico em vitaminas A,D,E e K, bem como auxilia no processo de emagrecimento por acelerar o metabolismo, favorecendo assim a queima de gordura. Pode ser também usado nos cabelos para acelerar o crescimento, dar brilho e resistência e hidratar a pele. 

OBS: Para obter os benefícios do óleo de coco alguns nutricionistas recomendam ingerir duas a três colheres de sopa do óleo por dia.

Para ver o vídeo no YouTube da receita do óleo de coco. CLIQUE AQUI!

Anúncios