RECEITA DE ABARÁ VEGAN

COMO FAZER UM DELICIOSO ABARÁ VEGAN

CAPA_ABARA_VEGANO_BLOG_YOUTUBE_KATIA

Sempre quis aprender a fazer abará vegan, ou seja, sem camarão. Então, falando com minha amiga, a culinarista Mari Araújo, sobre minha tristeza em não poder comer esta delícia da culinária baiana, Mari resolveu testar uma receita desta gulozeima e fez algumas adptações, inserindo pimentão e pimenta dedo de moça para substituir o camarão que nós, os veganos, não podemos comer por ser um animal. O resultado foi um abará simplesmente delicioso, que não fica nada a dever aqueles feitos com camarão.
Esta semana, resolvi fazer a receita de Mari e adorei. Meus abarás também ficaram bem gostosinhos. rsrsrsr Basta vocês verem a foto abaixo, que dá para ter uma ideia do quanto meus abarazinhos estão saborosos. He! He! He! He!

 

CAPA_VATAPA_1280_YOUTUBE

OBS: Os abarás podem ser feitos com a massa pronta comprada em algumas lojas de produtos para fazer comida baiana, aqui em Salvador. Caso você more em outra cidade, pode fazer sua própria massa. Por este motivo, vou ensinar como fazê-la. Veja abaixo a receita.

* Ingredientes:

1 kg de feijão fradinho ou massa pronta para abará( usei esta massa pronta)
1/2  xícara de amendoim
1/2 xícara de castanha de caju
1/2 pimentão
1 pimenta dedo de moça (sem os caroços para não arder)
1 cebola
1 dente de alho pequeno
1/2 xícara da flôr do azeite de dendê (é o óleo do azeite que é mais escuro)
Sal e gengibre a gosto
Folhas de bananeira

* Modo de preparo:

1 – Caso resolva fazer sua massa de abará, deixe o feijão fradinho de molho de um dia para outro. No dia seguinte, lave-o para tirar as cascas e bata no liquidificador com um pouco de água até formar uma massa homogênea. Está pronta sua massa que você vai juntar com os temperos para formar os abarás.
2 – Bata no liquidificador com um pouco de água, todos os temperos  ( cebola, castanha, amendoim, pimentão, pimenta, gengibre e sal ) até formar uma “pasta”.
3 – Em seguida, junte os temperos e o azeite dendê a massa para abará  e misture bastante até ficar bem homogênea. Se achar que tem pouco azeite dendê, acrescente mais a gosto.
4 – Coloque pequenas poções da massa em folhas de bananeira e faça pequenos “embrulhos” que são os abarás.
ABARA_TRANSPARENTE
CAPA_ABARAS_YOUTUBE_1280
5 – Coloque os abarás em uma panela com água fervendo, bem cheia de forma que fiquem submersos. Cozinhe por 15 a 30 minutos. Quando completar 15 minutos, espete os abarás com um garfo para ver se esta cozido. Se o garfo sair limpo, significa que já atingiu o ponto correto de cozimento. Caso não esteja cozido, espere mais 15 minutos e repita o processo. Assim que estiverem cozidos, basta escorrer a água dos abarás e serví-los puros ou pode cortá-los ao meio e colocar vatapá vegano dentro deles.
OBS:  Se na sua cidade não conseguir as folhas de bananeira para embrulhar os abarás, embrulhe-os com papel alumínio. Porém, o sabor não é tão gostoso quanto se tiverssem sido cozidos nas folhas e também os abarás ficam menos bonitinhos.
ABARA_BLOG

 

OBS: O ACARAJÉ BAIANO TRADICIONAL pode ser comido até por veganos, pois a massa desta delícia, somente tem feijão fradinho moído, cebola e sal. Então, veganos, podem comer a vontade o acarajé vendido nas ruas de Salvador, feito pelas nossas queridas baianas. Veganos não podem comer o vatapá e o abará, pois tem camarão na massa. Aqui em Salvador, sempre como acarajé apenas com uma salada que as baianas fazem, que tem cebola, tomate e coentro picados. Quando a massa do acarajé é muito bem feita e gostosa, prefiro comer sem salada que é uma delícia.

ACARAJE

OBS: Apenas evitem os acarajés que tem um camarão enorme encrustado. Algumas baianas fazem assim, mas a maioria, felizmente, não coloca o camarão. 

Que aprender a fazer vatapá vegano? CLIQUE AQUI!

VATAPA_BLOG

Anúncios