OS TIPOS DE FEIJÕES

TIPOS DE FEIJÕES E SEUS NUTRIENTES

capa_feijao_youtube_2

Oi gente! Hoje vou compartilhar com vocês algumas informações sobre os tipos de feijões que vegetarianos e veganos podem incluir na sua alimentação, bem como quais os nutrientes do feijão e dar algumas dicas de preparo deste delicioso e saudável alimento.
Resolvi falar sobre o feijão, porque esta leguminosa além de ter muitas vitaminas, sais minerais e fibras, é também rica em proteínas. Há anos ouço a mesma “ladainha” de algumas pessoas desinformadas, dizendo que vegetarianos e veganos não tem uma alimentação com alimentos ricos em proteínas.
Para acabar de uma vez com esta confusão, deixo claro que esta história dos veganos não se alimentarem com alimentos que contenham proteína é uma grande mentira. A falta de informação por parte destas pessoas, referente a alimentação vegana, faz com que constantemente os leigos no assunto insistam em dizer este “besteirol”, especiamente em diversos blogs e canais do Youtube.
Informo aos mal informados, que não apenas o feijão, mas também alguns tipos de arroz como o parboilizado, o integral, bem como a aveia, o grão de bico e muitos outros alimentos que os veganos ingerem são riquíssimos em proteínas, além de muitas vitaminas e sais minerais. É por isso que vegano que se alimenta corretamente é saudável.
Acho o feijão um alimento sensacional, perfeito e me dá muita força. Como muito feijão e por isso sou uma “mocinha” forte. Então, hoje eu vou falar sobre os tipos de feijões, os nutrientes e como prepará-los de forma saudável, variada e saborosa. Vamos lá!
Em primeiro lugar é importante destacar que vegetarianos e veganos devem se alimentar de vários tipos de feijões, pois embora todos tenham vitaminas, fibras e proteínas, cada feijão vai ter um nutriente específico em maior quantidade. Por exemplo, um dia conversando com uma nutricionista, ela disse que vegetarianos e veganos deveriam comer bastante feijão preto, porque ele tem uma quantidade maior de ferro que os outros tipos de feijões. Entretanto, ela sugeriu que o ideal é comer diversas variedades de feijões e não apenas o feijão preto.

TIPOS DE FEIJÕES – NUTRIENTES

almondegas_prato_perfeito-_etiqueta
Feijão vegano. Foto: LionVegan
Fiz uma pesquisa sobre o feijão e descobri que existem uns 14 tipos de feijões, dos quais cito os mais comuns como: Feijão Carioca, Feijão Branco, Feijão Azuki, Feijão Fradinho, Feijão Preto, Feijão Rajado, Feijão vermelho e Feijão verde. Então, você pode se alimentar de todos estes feijões. Quanto mais você variar sua alimentação melhor.

OS NUTRIENTES DOS FEIJÕES

Bem, não vou dar detalhes sobre todos estes feijões, mas vou mostrar quais os importantes nutrientes que estão contidos nesta maravillhosa leguminosa. Os feijões tem fibras, vitaminas, sais mineraiss como o zinco que favorece a cicatrização e a proteção do sistema imunológico; o ferro que melhora o desempenho do aprendizado e aumenta nossa imunidade as doenças e ainda fornece energia para realizar atividades físicas. Tem as fibras que controlam o peso, equilibram as taxas de açúcar no sangue e melhoram o funcionamento do intestino.
Além disso, possuem proteínas que atuam na formação do tecido muscular, e por serem componentes do sistema imunológico, são essenciais para garantir a proteção do nosso organismo contra infecções. O feijão também tem vitaminas e sais minerais, sendo rico em vitaminas do complexo B e vitamina E. Inclusive, feijões têm a vitamina B9, que é o ácido fólico. O ácido fólico é muito importante, principalmente para mulheres grávidas, porque previne deformações no feto. Como se não bastasse tantos benefícios, o feijão também combate o cansaço e a fraqueza.
IMPORTÂNCIA DE DEIXAR OS GRÃOS DE MOLHO
Descobri que a maioria dos grãos contém ácido fítico ou fitato, um inibidor enzimático, situado na sua camada mais externa. Como os grãos integrais são vendidos sem ser processados ou fermentados, este ácido não está neutralizado. O fitato quando ingerido sem o correto tratamento, dificulta a digestão, pois quando chega ao trato intestinal se liga a algumas proteínas e minerais como o zinco, o ferro, o cálcio e o magnésio. Esta “ligação” impede a absorção e aproveitamento destes nutrientes pelo organismo. Por este motivo, o fitato é um fator antinutricional de alguns alimentos.
Então, é importante deixar os grãos de molho para que as suas enzimas e lactobacillus neutralizem o ácido fítico, facilitando que o nosso organismo absorva as proteínas, vitaminas e minerais. Durante a fermentação a enzima fitase é ativada, reduzindo em 85% a quantidade de fitato, favorecendo uma maior absorção das proteínas, vitaminas e minerais contidos nos grãos. Além disso, este processo também facilita que proteínas difíceis de digerir, como o grão de bico, fiquem mais fáceis de serem assimiladas.
É importante salientar que uma dieta a base de grãos não fermentados pode causar a Síndrome do Intestino Irritável, bem como deficiências de minerais e perdas ósseas.

COMO DEIXAR DE MOLHO OS FEIJÕES

Dicas para deixar os grãos de molho:

  • Para cada de medida de grão use duas medidas de água para deixá-los de molho.
  • É importante deixar os grãos de molho por pelo menos 7 horas. Porém, o mais indicado é deixar por 10 horas.
  • A água que ficou de molho os grãos deve ser jogada fora e o cozimento deve ser feito com uma “nova” água.
  • É aconselhável usar 1 colher de sopa de vinagre ou suco de limão para cada medida de água, pois auxilia no processo de neutralização do ácido fítico. Normalmente, uso vinagre de maçã.

DICAS DE COMO PREPARAR OS FEIJÕES

FEIJÃO VEGAN

Feijão vegano. Foto: Kátia Monteiro

1 – Lembre de colocar qualquer feijão de molho por algumas horas. Pode colocar de molho a noite para fazer o feijao no dia seguinte.
2 Feijão com talharin, macarronada é uma BOMBA! CUIDADO!
Adoro comer feijão com talharin ou macarrão, mas não sei porque fico com gases e me sentindo péssima depois.
3 – É muito gostoso comer feijão com arroz parboilizado ou integral, acompanhado de uma salada de verduras e legumes. Se essa salada for completamente crua é melhor. Aqui no blog tem uma seção somente de saladas que vocês vão adorar. Para ver as receitas das saladas. CLIQUE AQUI! Veja a receita de feijão vegano. CLIQUE AQUI.
4 – DICA 1: Experimente acompanhar o feijão com arroz e uma deliciosa salada de cenoura crua média ralada com repolho cru cortado em tirinhas bem fininhas e dois tomates suculentos, bem maduros. Tempere com 1\3 de xíc. de azeite de oliva, 2 colheres (sopa) de suco de limão, umas 3 gotinhas de pimenta líquida vermelha, 1\2 cebola média ralada, salsa e cebolinha(opcional). Fica uma delícia também com coentro picado. Todos os ingredientes são crus.

prato_preferido2

5 – DICA 2: Experimente fazer uma salada de feijão fradinho ou branco da seguinte forma:

feijao_fradinho_salada_1000

* Modo de preparo: Coloque em uma vasilha 250g de feijão fradinho ou feijão branco cozido, acrescente alguns legumes como 1 lata de milho e ervilha (opcional), 1 cenoura, 2 batatas médias e 1 chuchu. Tempere com os seguintes ingredientes:
  • 1\3 xícara (chá)de azeite de oliva
  • ½ xícara (chá) de tomate picado
  • ½ pimentão bem picado
  • ½ xícara de salsinha picada
  • ½ xícara de cebolinha picada
  • Suco de ½ limão
  • 1 colher (café) de pimenta vermelha líquida. Misture com o suco de limão e o azeite de oliva para formar um molho que será misturado feijão e legumes.
  • Sal a gosto
Modo de preparo: Simplesmente, misture todos os ingredientes e está pronto seu delicioso feijão fradinho ou branco. Você pode variar colocando mais legumes e verduras.
Como vocês podem ver é muito fácil ter uma alimentação vegana fácil de fazer, saudável e saborosa. Basta tomar os devidos cuidados.
Vejam o meu vídeo no Youtube que eu falo sobre o feijão. Clique na imagem ou Clique aqui!

capa_feijao_youtube_2

Espero que vocês tenham gostado deste post.
BEIJOOOOSSSSSS
Anúncios