TIPOS DE ARROZ

TIPOS DE ARROZ E SEUS NUTRIENTES

capa_arroz_youtube

Olá! Há algum tempo estava pensando em fazer um post para mostrar os tipos de arroz, especialmente porque vejo que as pessoas usam o arroz apenas como um insignificante acompanhamento para outros alimentos, considerados com maior valor nutricional. Entretanto, ao contrário do que muitos acreditam, o arroz é uma importante fonte de proteínas, vitaminas e sais minerais.

Acredito que vocês vão achar estranho, mas sou fanática por arroz. Tanto que quando eu era criança, já tinha alma de vegana, e era comum todos os finais de semana eu ir com minha família sempre para uma churrascaria diferente. Agora, vocês acham que eu queria comer as carnes? Não! O que eu queria mesmo era comer arroz parboilizado com batatas fritas. KKKKKKK
Acham estranho? Eu não! KKKKKKKK MInha paixão por arroz parboilizado era porque minha mãe sempre detestou este arroz e somente cozinhava arroz branco. Embora eu fosse uma admiradora de vários tipos de arroz, incluindo o branco, minha loucura era o parboilizado, porque eu achava que tinha gosto de raiz. KKKKKKK Ô pirralha com alma de vegana. KKKKKK Pode parecer uma maluquice, mas juro que essa história é verdade.
Sou tão apaixonada por arroz, que quando fui morar na Itália em 2005, vivia visitando restaurantes para experimentar os risotos. Também comprava os risotos prontos, congelados nos supermercados. Era só colocar no forno e depois comer. Muito prático! Nesta época eu ainda era ovolactovegetariana e comia um montão de risotos com queijos, mesmo tendo intolerância a lactose. Louca! KKKKKK
Hoje, como sou vegana, da próxima vez que eu for a Itália, visitarei restaurantes vegan, especialmente para comer os risotos veganos. Então, devido a minha paixão por arroz, resolvi apresentar-lhes o verdadeiro valor deste alimento que para mim é delicioso e nutritivo. Vamos lá?

TIPOS DE ARROZ

Polido ou agulha
O arroz polido ou agulha é o mais comum, sendo denominado de .arroz branco ou tradicional Este arroz tem poucos nutrientes, porque sua casca é retirada durante o processo de produção. As vantagens em consumí-lo está em ser barato, bem como na facilidade de encontrá-lo e por ser muito versátil, podendo ser utilizado em diversas receitas. Pode também servir como acompanhamento para feijões, almôndegas, saladas, entre outros alimentos. Outro ponto positivo do arroz branco é a rapidez do seu cozimento. Para prepará-lo basta cozinhá-lo com duas xícaras de água para cada uma de arroz. Isto garante que o arroz fique solto e macio. Para evitar que o arroz fique grudado, experimente acrescentar na água de cozimento 1 colher de sopa de vinagre de maçã.
Arroz integral
arroz_integral_dreamstimeO arroz integral é um dos tipos de arroz que tem maior quantidade de nutrientes, pois não passa pelo processo de industrialização, mantendo a camada externa do grão. Como a casca se mantém intacta, o arroz integral possui três vezes mais fibras que os processados e cinco vezes mais minerais, vitaminas como A, B1, B2, B6, B12 e quatro vezes mais magnésio. É importante destacar que as fibras do arroz integral exercem o importante função de garantir o bom funcionamento do intestino.
Como muitas pessoas estão se preocupando com a saúde, a procura pelo arroz integral tem aumentado tanto que passou a ser muito fácil encontrá-lo em supermercados, mercadinhos e lojas de produtos naturais. Até os anos 90, o arroz integral era vendido por um preço até 3 vezes mais caro que o arroz branco e o parboilizado, mas agora o preço está quaser igual aos tipos de arroz mais comuns, sendo que as vezes é igual.
O preparo do arroz integral exige um considerável tempo para atingir o ponto certo de cozimento. Em média é necessário cozinhá-lo por uns 30 a 40 minutos, adicionando inicialmente duas xícaras de água para duas de arroz. A cada 10 minutos é importante verificar se a água já está secando e ir acrescentando mais, aos poucos, até que o arroz esteja cozido. Aqui no blog tem duas receitas de arroz integral. Para ver as receitas CLIQUE AQUI!
Arroz parboilizado
O arroz parboilizado passa por um processo chamado hidrotérmico, no qual é mergulhado em água fervente. Neste processo, os grãos são cozidos com casca e as vitaminas e minerais passam da casca para o interior do arroz, sem que haja a destruição dos nutrientes. Consequentemente, os grãos possuem uma maior concentração de proteinas, minerais e vitaminas do complexo B. O arroz parbolizado tem as vantagens de ser quase tão barato quanto o arroz branco, sendo muito rápido o seu cozimento. Entretanto, é mais nutritivo que o arroz polido ou branco e tem um valor nutricional muito próximo ao arroz integral.
Arroz arbóreo
O arroz arbóreo possui grãos arredondados, sendo rico em amido, o que lhe confere uma consistência muito cremosa. Este arroz por ter uma excelente absorção de temperos, sendo usado especialmente na culinária italiana, para a preparação de risotos. Possui um valor nutricional equivalente ao arroz branco, por não possuir casca e não ser submetido a processos que preservem seus nutrientes. O arroz arbóreo é preparado da mesma forma que o arroz branco, mas leva mais tempo para atingir o ponto ideal de cozimento. É vendido em supermercados e delicatessen.
Arroz Malekizado
Arroz Malekizado é uma espécie de arroz semi-integral. Os grãos com casca passam por um processo de maceração com água fria por três dias, sendo submetido a altas temperaturas de 600°C a 700°C. Em seguida, os grãos são desidratados, descascados e a cutícula e o gérmen são retirados. Este processo garante que o arroz malekizado tenha um alto valor nutricional, devido aos nutrientes ficarem preservados no interior do grão.
Arroz Negro
O Arroz Negro é consumido na China há milhares de anos. Possui um sabor muito característico, marcante e cor castanha. Entretanto. a maior vantagem deste arroz é que contém 20% a mais de proteínas e 30% a mais de fibras em relação ao arroz integral. Além disso, tem altas concentrações de ferro e pouco valor calórico. Possui também substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, o câncer e problemas cardiovasculares.
Arroz selvagem
Raw Dry Organic Wild RiceO Arroz selvagem não é um arroz de verdade, mas um tipo de gramínea. Os grãos são escuros nas cores marrom e preta, com comprimento três vezes maior que o do arroz branco e textura macia no interior do grão. Além disso, o Arroz selvagem é pobre em gorduras, mas rico em fibras, proteínas, vitaminas, fósforo e potássio.O arroz selvagem é usado na culinária oriental, sendo pouco conhecido no Brasil. Normalmente, é vendido em lojas de produtos naturais.
Arroz basmati ou indiano
arroz_indiano_dreamstimeO Arroz basmati ou indiano tem um aroma de nozes, sabor forte, marcante e possi a tendência a absorver a água do cozimento, mas sem que os grãos fiquem grudados. O valor nutricional do basmati é quase igual ao do arroz branco. O arroz indiano é mais caro que o polido, sendo vendido em lojas de produtos orientais ou naturais. Normalmente, não é necessário temperá-lo, pois possui um sabor exótico e marcante.
Arroz vermelho
O arroz vermelho tem propriedades medicinais por ser rico em monocolina, substância que atua reduzindo o nível de LDL ( colesterol ruim) no sangue. Além disso, o extrato do arroz vermelho garante um bom funcionamento intestinal, favorece a digestão e melhora a circulação sanguínea. Possui duas vezes mais zindo e três vezes mais ferro que o arroz branco. O preparo é igual ao arroz polido, sendo muito fácil de ser encontrado em supermermercados.
Arroz Cateto ou Japonês
O Arroz Cateto ou Japonês é muito utilizado na culinária japonesa. Os grãos tem grande quantidade de amido e quando cozidos ficam cremosos e macios. O Arroz Japonês tem um tipo específico que mantem a casca e o gérmen, conservando os seus nutrientes. Além disso, existe uma variedade integral que possui grandes quantidades de sais minerais e vitaminas do complexo B. A forma de cozimento do arroz cateto é igual ao arroz branco, adicionando uma xícara de água para cada duas de arroz. Entretanto, para deixá-lo macio é necessário cozinhá-lo por um tempo maior que o polido.
APRENDA A FAZER ARROZ INTEGRAL COM ESTAS DUAS RECEITAS:

ARROZ VEGAN COM CENOURA

Risoto de arroz integra com cenoural. Foto: LionVegan

ARROZ INTEGRAL DELICIOSO
Risoto de arroz integral básico. Foto: LionVegan
PARA VER MEU O VÍDEO NO YOUTUBE QUE APRESENTO OS TIPOS DE FEIJÕES. CLIQUE AQUI!

capa_feijao_youtube_2

VEJAM O MEU VÍDEO NO YOUTUBE SOBRE
TIPOS DE ARROZ. CLIQUE NA IMAGEM OU CLIQUE AQUI

capa_arroz_youtube

Espero que vocês tenham gostado destas dicas sobre os tipos de arroz. Se quiserem aprender a fazer arroz integral, vejam as receitas. CLIQUE AQUI!
Anúncios