FAÇA DESODORANTE E CREME DENTAL

Faça seu desodorante e creme dental veganos

Resolvi ensinar como fazer estes desodorantes e cremes dentais, principalmente para aqueles que desejam ter opções mais naturais de produtos de higiene, que sejam veganos e livres de ingredientes de origem animal. Além disso, que não contenham  adição de substâncias químicas, como o alumínio que faz parte da composição de muitos desodorantes industrializados, mesmo sendo nocivo ao nosso organismo e ao meio ambiente. 

1 – Receita de desodorante em pó vegano

*Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (sopa) de amido 
  • 1 pote para guardar o desodorante

*Modo de usar:

Coloque em um recipiente todos os ingredientes. Misture-os até obter uma mistura homogênea. Guarde o desodorante em um pote para creme.
OBS: Aprendi esta receita em um canal no YouTube, chamado Laboratório dos Sentidos. Caso queira fazer uma quantidade maior de desodorante, basta dobrar os ingredientes.
OBS:  Evite usar o amido de milho, pois é transgênico no Brasil e também em outros países. Prefira usar o amido de batata, polvilho doce ou tapioca.

2- Receita de desodorante em creme vegano

*Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
  • 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de sopa de amido
  • 15 gotas de óleo essencial de lavanda ou outras de sua preferência
  • 1 pote para guardar o desodorante
*Modo de usar:
Coloque em um recipiente todos os ingredientes. Misture-os até obter uma mistura homogênea. Guarde o desodorante em um pote para creme.
OBS: Aprendi esta receita em um canal no YouTube, chamado Pensando Ao Contrário. Porém, na receita original são utilizados três tipos de óleos essenciais ( 10 gotas de óleo de melaleuca, 5 gotas de óleo de alecrim e 5 gotas de óleo de lavanda). Então, como somente utilizei o óleo essencial de lavanda, coloquei 15 gotas.

3- Receita de creme dental vegano

*Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 5 a 15 gotas de óleo essencial de hortelã
  • 1 pote ou bisnaga para guardar o creme dental

*Modo de usar:

Coloque em um recipiente todos os ingredientes. Misture-os até obter uma mistura homogênea. Guarde o creme dental ou em pote ou de preferência insira-o em uma bisnaga. Use-o da mesma forma que faria com um creme dental industrializado , ou seja, coloquei sobre a escova de dentes, escove. Em seguida, enxague a boca com água para retirar o produto.
OBS 1: Aprendi esta receita em um canal no YouTube, chamado Pensando Ao Contrário.
OBS 2: Para fazer uma quantidade de creme dental que será guardado em uma bisnaga de 50g, faça o creme com 10 colheres de sopa de óleo de coco, 5 colheres de chá de bicarbonato de sódio e 30 gotas de óleo essencial de hortelã ou lavanda. 

4- Receita de “creme dental” de açafrão

*Ingrediente:

  • Açafrão

*Modo de usar:

Esta é uma receita simples e barata, mas que tem sido usada por muitas pessoas que não desejam mais usar cremes dentais industrializados. Para usar o açafrão como creme dental, basta colocá-lo sobre a sua escova de dentes e escovar normalmente como é feito com os cremes dentais industrializados. Em seguida, enxague a boca com água para retirar o produto.  
O açafrão da terra, conhecido como cúrcuma, açafrão da índia e gengibre amarelo, é uma raiz da família do gengibre. A cúrcuma é um agente anti-séptico e antibacteriano natural, usado na desinfecção de cortes e queimaduras. Possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, tem  vitaminas C e B6, além de ser uma fonte de ferro manganês, cálcio, magnésio e fibras.
OBS: Embora usar o açafrão como uma alternativa natural para escovar os dentes, esta dica é polêmica, amada por uns e odiada por outros, especialmente por dentistas que defendem o uso do creme dental industrializado com flúor. No meu caso, posso dizer que amo usar o açafrão nos meus dentes, mas sempre antes escovo com creme dental. Desde que comecei a escovar com o açafrão, meus dentes ficaram mais brancos e saudáveis. 
OBS: Caso prefira comprar cremes dentais industrializados de empresas que não fazem testes em animais, existem duas empresas cruelty free, que são a Contente e Suavetex. Existem alguns sites veganos que vendem estes produtos como o Guia Vegano e o Vista-se.

Para ver o meu vídeo no YouTube, ensinando a fazer os cremes dentais e os desodorantes, CLIQUE AQUI!

Anúncios