Aquafaba

RECEITA DE AQUAFABA

 

* Ingredientes:

  • 1 xícara de grão-de-bico
  • água para deixar os grãos de molho 
  • 4 xícaras de água para o cozimento do grão de bico

*Observação: É importante saber que 1 xícara de grão de bico, após ficar de molho durante 8 horas, aumenta de volume, rendendo 2 xícaras. Isto significa que se você colocar 2 xícaras de molho, quando o grão de bico inchar, dará origem a 4 xícaras. Então, se você quiser mais aquafaba, basta ir aumentando a quantidade de grão de bico que ficará de molho.

* Modo de preparo: 

1- Coloque 1 xícara de grão de bico em uma vasilha e lave-o.

2- Deixe os grãos de molho por no mínimo 8 horas.

3 – Após completar o tempo em que os grãos ficaram de molho (8 horas), jogue fora a água. Aquela 1 xícara de grão de bico, aumentou o seu volume, e após ficar de molho deu origem a duas xícaras de grão de bico. 

4 – Coloque as duas xícaras de grão de bico em uma panela e adicione 4 xícaras de água. Tampe a panela e cozinhe em fogo alto durante 30 a 40 minutos, até os grãos estarem cozidos. Se cozinhar os grãos em panela de pressão, basta cozinhá-los por 20 minutos.  

5 – Após atingir o tempo de cozimento, desligue o fogo e espere esfriar. 

6 – Em seguida, despeje o grão-de-bico com a água do cozimento em um pote com tampa e guarde na geladeira até o dia seguinte.

7 – No dia seguinte, com o auxílio de uma peneira, peneire o grão-de-bico, recolhendo o líquido amarelado e viscoso com a textura de clara de ovo. Este líquido é a aquafaba.

OBS: Para obter uma textura semelhante a clara de ovo batida em neve, basta bater a aquafaba na batedeira, na velocidade alta, e bater bem até obter o resultado desejado. Tem que ter paciência, pois leva alguns minutos para começar a formar espuma e depois a tão esperada “clara vegana em neve”.

OBS: Para o cozimento de duas xícaras de grão de bico, o rendimento deve ser de 1 xícara de aquafaba. Caso dê mais de uma xícara, leve a aquafaba novamente ao fogo até reduzí-la a 1 xícara. 

OBS: A aquafaba é utilizada para substituir os ovos, especialmente as claras, em receitas como omeletes, maionese, chantillys, mousses, sorvetes, marshmallow, suspiros, entre outros doces e salgados. É uma maravilhosa opção para veganos fazerem deliciosas receitas veganas. 

* Sugestões:

Veja a receita de omelete de grão de bico. CLIQUE AQUI!

Veja a receita de farinha de grão de bico. CLIQUE AQUI!

Veja a receita do chantilly de aquafaba. CLIQUE AQUI!

 

* MEUS VÍDEOS NO YOUTUBE

Assista o meu vídeo no YouTube no qual ensino a fazer a farinha de grão de bico.CLIQUE AQUI!

Assista o meu vídeo no YouTube no qual ensino a fazer omelete de grão de bico. CLIQUE AQUI!

Assista o meu vídeo no YouTube no qual ensino a fazer a aquafaba. CLIQUE AQUI!

 

 

Anúncios