REJUVELAC DE REPOLHO ROXO

Aprenda Como Fazer REJUVELAC de REPOLHO ROXO

O rejuvelac é uma bebida lacto fermentada, tônica e probiótica, que pode ser feita com vegetais como frutas, verduras e sementes de cereais, germinados ou não, mas devem ser preferencialmente orgânicos. O Rejuvelac é rico em lactobacilos, enzimas, aminoácidos, vitaminas e sais minerais.
A boa notícia é que esta bebida, que funciona como um verdeiro “suco detox” com a capacidade de limpar e tonificar órgãos como fígado, intestino e estômago, pode ser consumido por humanos e animais, especialmente os nossos queridos cães e gatos.

Como acredito que o Rejuvelac é uma bebida fantástica e super saudável, não poderia deixar de ensinar esta maravilhosa e prática receita feita com repolho roxo. Então, fiz uma pesquisa sobre o Rejuvelac, em alguns sites e blogs de veganos e naturalistas para saber mais sobre como usá-lo e os seus benefícios. Descobri algumas informações, especialmente nos sites Doce Limão da Conceição Trucon, Bicho Integral da Dra. Carmen Cocca e o blog Veganana da Lori Elis, que acho importante para podermos aproveitar melhor as propriedades benéficas deste maravilhoso probiótico natural.

 *Veja a receita e algumas recomendações:

Modo de preparo do Rejuvelac de Repolho Roxo, seguindo as instruções contidas no Blog Bicho Integral da Dra. Carmen Cocca:

* Ingredientes: 

  • 1/2 Repolho Roxo
  • Água para fazer a fermentação do repolho

* OBS: Se não quiser fazer o Rejuvelac com repolho ROXO, pode fazer com o repolho BRANCO. 

 

  • Pique o repolho em tirinhas bem finas e pequenas.

  • Coloque em um frasco de vidro o repolho picado, socando com a ajuda de um socador e deixando três dedos para encher o vidro.

  • Adicione água até cobrir o repolho, deixando faltarem dois dedos para encher.
  • Coloque a tampa sem rosquear, apanas solta em cima, pois o repolho produz alguns gases que precisam ser liberados.

  • Deixe o repolho fermentando durante dois a três dias em um local com sombra e sem mexer. Caso a temperatura do ambiente esteja alta serão necessários apenas dois dias de fermentação. O melhor lugar para deixar o Rejuvelac é em um local sem receber a luz direta do sol.

  • Após completar o tempo de fermentação do repolho (dois ou três dias), coe o líquido, que é o Rejuvelac.

ESTE É O REJUVELAC DEPOIS DE COADO.

  • Coloque o Rejuvelac,  preferencialmente dentro de um frasco de vidro escuro. Usei um frasco de azeite de oliva. Em seguida, guarde-o na geladeira.

  • Beba puro, com sumo de um limão. Faça receitas com o Rejuvelac, como iogurtes, queijos veganos, sucos desintoxicantes, temperos, pastas, coloque sobre saladas, adicione aos sucos de frutas. Pode ser ingerido durante o dia, na quantidade que desejar.
* OBS 1: A Conceição Trucom, do site Doce Limão, sugere tomar o Rejuvelac com sumo de um limão. Fiz o teste e amei. Uma delícia!
* OBS 2: Embora seja recomendado que seja feito o rejuvelac com um vegetal orgânico, não usei um repolho orgânico, pois aqui em Salvador é bem difícil encontrar alimentos orgânicos.

 

 *RECOMENDAÇÕES SOBRE O REJUVELAC:

 * O Rejuvelac se mantém conservado na geladeira até 5 dias.
* O Rejuvelac não deve ser colocado sobre os alimentos quentes, para conservar as propriedades probióticas da bebida.
* Prefira guardar o rejuvelac em um frasco de vidro escuro, para conservar por mais tempo os nutrientes da bebida.
* Caso queira fazer um novo Rejuvelac, guarde um pouco do vegetal usado inicialmente para fazer o primeiro Rejuvelac, pois este servirá de “fermento” para um próximo, ficando apenas 24 horas de molho. Após o período de fermentação, coe novamente a mistura e guarde na geladeira em um frasco de vidro.
* Os Rejuvelacs de cereais dão origem a três ciclos de fermentação. As frutas oleaginosas e leguminosas por terem pouco amido e fécula, originam apenas um ciclo de fermentação.
* Se usar um cereal para fazer esta bebida, após obtido o terceiro Rejuvelac, encerre o processo.
* O Rejuvelac pode ser usado como biofertilizante em plantas com o objetivo de fortalecê-las e ativar o crescimento. Basta diluir 1 parte de rejuvelac com 5 partes de água da torneira e regar o solo onde estão as plantas.

 

 * COMO CONHECI O REJUVELAC DE REPOLHO

Meu primeiro contato com o Rejuvelac, aconteceu de uma forma que jamais imaginaria. Em 2012, minha querida filha canina, Michele, ficou doente e não conseguia se alimentar, vomitando todos os alimentos que comia.

MINHA FILHA MICHELE

 

Então, tratei de fazer alguns sucos de frutas e sopas de legumes e verduras, que eu batia no liquidificador e dava na boca de Michele com uma seringa de injeção, lógico que sem a agulha, como se fosse uma mamadeira. Mesmo assim, Michele continuava vomitando. Fiquei desesperada!
Até que eu encontrei em um site chamado Bicho Integral, da veterinária homeopata, Carmen Cocca, um post que ensinava a fazer o Rejuvelac de repolho. A Dra. Carmen Cocca, terminou se tornando veterinária de Michele, mesmo ela morando em Santa Catarina e eu em Salvador-Bahia.
A Dra. Carmen é uma excelente e competente veterinária homeopata. Ela faz consultas mesmo a distância, mas é preciso enviar-lhe os exames, fotos e vídeos do animal que será tratado, bem como responder ao questionário sobre os seus hábitos, alimentação, entre outras informações importantes para ela fazer o diagnóstico e receitar os remédios homeopáticos específicos para o paciente. Então, quando vi o Rejuvelac de repolho, perguntei se podia dar a Michele. A Dra. Carmen disse que eu poderia acrescentar esta bebida na alimentação da minha filha canina. Que somente faria bem a minha queridinha.
Quando dei o Rejuvelac a Michele foi sensacional. Ela parou de vomitar e passou a digerir muito bem os alimentos. Passei a acrescentar uma colher de sobremesa de Rejuvelac nos sucos de frutas dela, e vi a cada dia a minha Michelinha se alimentar melhor. Então, não podia deixar de dar esta informação, pois acredito que pode ajudar algum cãozinho ou gatinho que esteja debilitado.
O Rejuvelac é um verdadeiro alimento detox, revigorante e tem muitos nutrientes. Esta super bebida pode ajudar cães e gatos que estejam se recuperando de alguma enfermidade. Além disso, serve também para os felinos e caninos saudáveis, como um verdadeiro suplemento rico em vitaminas e sais minerais.
Não sei se pode ser dado para outros animais ou somente para cães e gatos. Caso tenha alguma dúvida, acesse o site ou blog Bicho Integral para contatar a Dra. Carmem Cocca. CLIQUE AQUI!

 

 *REJUVELAC  PARA OS QUERIDOS  CÃES E GATOS

           MEUS FILHOS MIKE ( CÃO ) E MICHELANGELO (GATO). ELES SÃO SUPER AMIGOS.
Segundo a Dra. Carmen, a fermentação de alguns vegetais orgânicos, como sementes de cereais, germinados ou não, verduras ou frutas, dão origem ao Rejuvelac que é uma bebida probiótica. O Rejuvelac é classificado como um suplemento alimentar microbiano vivo, que tem a capacidade de equilibrar a microflora intestinal, devido a presença das bactérias e leveduras benéficas para o nosso organismo. “Essa bebida rica em ações benéficas para a saúde pode ser utilizada em diversas situações patológicas específicas, mas sobretudo de forma profilática.” afirma Carmem Cocca.
O consumo do rejuvelac pode proporcionar inúmeros benefícios para o nosso organismo, como também dos nossos queridos felinos, caninos e lógico que para os humanos também, tais como:
* Devido a ação probiótica, o rejuvelac equilibra a microbiota intestinal, melhorando a digestão e combatendo a constipação, as diarreias agudas e crõnicas, bem como a Doença inflamatória intestinal.
* O rejuvelac é um repositor de flora intestinal, especialmente nos casos de uso abusivo de antibióticos e anti-inflamatórios.
* Funciona como um detox do cólon sobrecarregado, limpando o organismo de toxinas.
* Tem ação diurética, auxiliando na eliminação de líquidos e diminuição de edemas.
* O rejuvelac é um complemento enzimático, hidratante e mineralizante, composto de micronutrientes.
* Promove a pré-digestão de vegetais e grãos, tornando mais fácil a assimilação destes alimentos.
* O rejuvelac quando adicionado a água do molho dos grãos, antes de cozimento, pode auxiliar na neutralização do ácido fítico, que é um antinutriente existente nos grãos e outros vegetais. O ácido fítico deve ser neutralizado, pois dificulta a absorção de minerais por parte do nosso organismo.
Resolvi fazer o Rejuvelac de repolho roxo, pois no site Bicho Integral, da Dra.Carmem, ela explicou que este repolho possui uma produção maior de bactérias benéficas, dotadas de eficiente ação probiótica. Além disso, tem antocianinas específicas dos vegetais roxos, que tem propriedades anti-inflamatórias e imunoestimulante.
Além do repolho roxo, a Dra. Carmem diz apreciar também fazer Rejuvelac com a semente de quinoa, que é fácil de encontrar orgânica, mas explica que qualquer grão tem capacidade de germinação. Além disso, existem outros vegetais germináveis como a aveia, milho, girassol, amêndoas, trigo, cevada, grão de bico, feijão azuki, moyahi, nozes, gergelim, castanha do Pará, linhaça, abóbora, agrião, rabanete, alfafa, entre outros.

 

* Se desejar dar Rejuvelac para o seu querido filho, amigo ou irmão felino ou canino, estas são as quantidades que encontrei no site da Dra. Carmem Cocca:
Cães até 5 kg e gatos: 1 colher das de chá em cada refeição
Cães de 10-20 kg : 1 colher das de sobremesa em cada refeição
Cães com 20-40 kg : 1 colher das de sopa em cada refeição
Cães com mais de 40 kg: 2 colheres das de sopa em cada refeição
* No caso de Michele, eu adicionava 1 colher de sobremesa nos sucos de frutas( manga, melão, melancia, pêssego, banana) e vitamina de banana com aveia que eu dava para a minha filha canina que tinha uns 12kg.
* JAMAIS DAVA A MICHELE as frutas cítricas( limão, laranja, lima, tangerina, abacaxi), pois irritava a boca e o estômago dela, bem como a uva que é tóxica para cães.

 

  *VEJA O MEU VÍDEO NO YOUTUBE, NO QUAL CONTO COM DETALHES SOBRE O REJUVELAC DE REPOLHO ROXO, CLIQUE AQUI!

* FONTES:

Blog Veganana: http://blog.veganana.com.br

Site Bicho Integral: http://www.blog.bichointegral.com.br
Site Doce Limão: https://www.docelimao.com.br
 * OBS: Caso queira aprender a fazer o Rejuvelac de trigo, visite o site Doce Limão, CLIQUE AQUI!

 

Anúncios